Terror dos motoristas! Radar à prova de ‘espertinhos’ multará motoristas de longe
Condutores que tentam dar o "migué" em radares ao frear quase em cima pode se dar mal com este novo equipamento.
Os radares de velocidade são um dos equipamentos que mais geram multas aos motoristas. Para os condutores que costumam frear perto desses aparelhos para não serem penalizados, é bom saber que já está sendo testado em diversas rodovias do Brasil o radar Doppler.
Para quem nunca ouviu falar dele, trata-se do novo dispositivo capaz de medir a velocidade de um veículo antes mesmo do ponto onde ele está instalado e até 50 metros depois. Ou seja, não adianta o condutor reduzir a velocidade muito em cima ou voltar a acelerar além do recomendado após o radar. O resultado será uma multa por desrespeito à velocidade.
Como funciona o novo radar Doppler?
O novo radar Doppler, que está sendo testado em rodovias do interior de São Paulo e em Curitiba (PR), funciona de forma diferente dos radares convencionais. Enquanto estes medem a velocidade por meio de sensores incorporados ao asfalto, o radar Doppler é capaz de medir ondas eletromagnéticas.
Neste caso, quando a onda é emitida, ela reflete no veículo em movimento. A partir daí, assim que recebem essa onda, carros, motos ou caminhões a rebatem de volta para o radar, que então capta o sinal por meio de uma antena.
Radar Doppler (Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba)
É através deste estímulo que o equipamento calcula a distância e a velocidade do automóvel que refletiu a onda. De forma prática, essa tecnologia é para que os motoristas fiquem atentos e não reduzam a velocidade somente “em cima” do radar, mas sim mantenham-se dentro do limite da via e também 50 metros após passar pelo dispositivo.
Outro ponto interessante é que o radar Doppler consegue diferenciar a fiscalização de dois veículos que estão próximos, evitando confusões na hora de aplicar punições em caso de infrações.
Mas não é só excesso de velocidade…
Além de multar por excesso de velocidade, os radares Doppler também podem punir em razão de outras infrações de trânsito. Entre elas, podemos citar o avanço de sinal vermelho e a mudança de faixa em local proibido. Nesse último caso, devido à mudança da onda, o radar consegue saber se o objeto está mais à direita ou à esquerda, por exemplo.
Previsto para se tornar a próxima ferramenta de análise no trânsito, o nome do radar, Doppler, faz referência ao fenômeno físico capaz de analisar as reflexões de uma onda quando o emissor está próximo do receptor. Um exemplo ilustrativo é a sirene de uma ambulância: à medida que ela se aproxima, o som é mais agudo; quando se afasta, ele fica mais grave.