Terror dos mentirosos! IA aprimorada consegue identificar quando alguém está mentindo
Aprimoramento de software de treinamento traz ferramentas que auxiliam a Inteligência Artificial a detectar humanos mentirosos.
Um software de treinamento de Inteligência Artificial que ajuda na detecção de mentiras em contextos econômicos foi anunciado por pesquisadores. A novidade visa a prevenção de leituras errôneas realizadas por ferramentas que analisam a vida financeira dos usuários.
Em outras palavras, o software ensina as Inteligências Artificiais a detectar fraudes a partir do fornecimento de informações pessoais falsas, que podem afetar a vida financeira de uma pessoa. Trazendo para a realidade prática, o ser humano tende a mentir sobre suas condições financeiras em momentos como, por exemplo, a solicitação de uma hipoteca ou mesmo de prêmios de seguros.
Essas inconsistências afetam o cálculo de tais valores, assim como as ferramentas que essas empresas usam, que se baseiam em estatísticas geradas a partir das informações fornecidas pelo usuário.
Como funciona
Os parâmetros presentes no software de treinamento fazem com que a IA ensine a si mesma como prever os momentos em que os humanos estão mais propensos a mentir para alcançarem benefícios econômicos.
Acesso
A novidade já está disponível para que desenvolvedores de IA usem o programa em seus códigos. A ideia é que a funcionalidade seja usada em contextos de previsões para a tomada de decisões financeiras.
Os pesquisadores ainda querem ir além. O objetivo é conseguir calibrar a ferramenta de treinamento para detectar “pequenas mentiras“, além de saber diferenciá-las das maiores.
Isso ajudaria as estatísticas a ter dados ainda mais afiados sobre a condição financeira dos usuários.
“Em algum momento, se tornarmos a IA inteligente o suficiente, poderemos ser capazes de eliminar esses incentivos [de mentir] por completo”, declarou Mehmet Caner, coautor do estudo.