Spotify libera IA que personaliza playlists de acordo com seu gosto musical

O Spotify define o recurso DJ como um guia de IA personalizado que conhece os usuários e seu “gosto musical”.

A plataforma de streaming de música Spotify anunciou novidades sobre sua IA. Ela vai lançar seu recurso de música personalizada com inteligência artificial chamada ‘DJ’ para mais países ao redor do mundo.

“A partir de hoje, os usuários do Spotify Premium em mercados selecionados na Europa, Ásia e África, bem como na Austrália e na Nova Zelândia, podem acessar o DJ na versão em inglês do aplicativo”, disse a empresa em um post de blog na terça-feira.

Para usar o recurso, os usuários precisam abrir o aplicativo Spotify em seu dispositivo iOS ou Android. A partir daí, vá para o feed de música na página inicial e toque em DJ. A novidade também pode ser localizada no hub Feito para Você na guia Pesquisar.

“Como o DJ ainda está em versão beta, continuaremos iterando e inovando para evoluir a experiência ao longo do tempo”, disse a plataforma.

Esse recurso foi anunciado pela primeira vez em fevereiro para usuários nos EUA e no Canadá. Mais tarde, em maio, foi lançado no Reino Unido e na Irlanda.

Guia IA

A empresa define o recurso DJ como um guia de IA personalizado. Em suma, ele conhece os usuários e seu “gosto musical” tão bem que pode escolher o que tocar para eles.

Além disso, esse recurso classifica as músicas mais recentes e analisa algumas das antigas favoritas dos usuários.  Até mesmo as músicas que eles não ouvem há anos. Além disso, analisa o que os usuários podem gostar e oferece um fluxo de músicas escolhidas apenas para eles.

Quanto mais os usuários ouvirem e disserem ao DJ o que gostam e o que não gostam, melhores serão suas recomendações.

O recurso usa a tecnologia de personalização do Spotify. Ela oferece aos usuários uma lista de recomendações musicais com base no que a plataforma sabe que eles gostam.

Ele também usa “IA generativa” por meio do uso da tecnologia OpenAI e uma plataforma de “voz IA dinâmica” que “traz à vida vozes incrivelmente realistas”.