Spotify está planejando adicionar videoclipes à sua plataforma
O Spotify não é o primeiro serviço de streaming de música a pensar em adicionar videoclipes.
O conteúdo de vídeo do Spotify é atualmente muito limitado. Possui apenas podcasts, clipes curtos que contam histórias e GIFs que acompanham as músicas.
O Spotify planeja adicionar videoclipes completos à sua plataforma. A ação faz parte de sua estratégia para oferecer mais recursos e competir com outros serviços de streaming.
A empresa não confirmou a novidade, mas fontes da Bloomberg dizem que o Spotify está em negociações com possíveis parceiros para tornar esse recurso possível.
Ainda não está claro quem forneceria os videoclipes ou quando eles estariam disponíveis na plataforma, mas essa mudança pode melhorar a experiência do usuário na popular plataforma de streaming de música.
Competição acirrada
O aplicativo de música não é o primeiro serviço de streaming de música a pensar em adicionar videoclipes. O Apple Music já possui esse recurso há muito tempo. No entanto, os videoclipes no Spotify o ajudariam a competir com os recursos da Apple.
Em suma, a novidade atrairia usuários que, assistiriam a vídeos no YouTube. Também daria mais conteúdo para o novo feed e atrairia fãs de música de redes sociais populares como Instagram e TikTok.
Os videoclipes não são uma grande fonte de receita direta por si só, mas ajudam a aumentar os ganhos e visibilidade dos músicos. Adicionar videoclipes ao Spotify pode ser outra maneira de a empresa ganhar dinheiro, especialmente porque recentemente teve que cortar alguns funcionários para lidar com dificuldades econômicas e erros de negócios.
Os vídeos não precisam de uma grande equipe de produção como os podcasts, então podem ajudar nas finanças da empresa sem gastar muitos recursos.
Spotify HiFi
O Spotify também está trabalhando em uma opção de assinatura mais cara. Ela vai incluir áudio de alta fidelidade, também conhecido como Spotify HiFi.
O novo nível, chamado internamente de “Supremium”, será o plano mais caro da empresa. Ele tem como objetivo gerar mais receita e satisfazer os investidores que pressionam a empresa sueca a aumentar os preços.
A empresa revelou o recurso HiFi, que melhora a qualidade do som das músicas para músicas com qualidade de CD “sem perdas”, em 2021. Mas nunca foi disponibilizado ao público.
Embora o Spotify nunca tenha dito que desistiu do plano, ele permaneceu oculto durante os principais eventos da empresa, incluindo o evento Spotify Stream On deste ano.
A escolha da empresa de não lançar o recurso HiFi imediatamente pode ser porque seus concorrentes Apple e Amazon começaram a oferecer streaming sem perdas como parte de suas assinaturas básicas.