Sem perrengues para recuperar fotos e arquivos deletados: o Google Takeout é a solução

Com a funcionalidade, é possível recuperar aquele vídeo ou foto por meio do serviço de download de dados de uma conta Google.

Você já ouviu falar no Google Takeout? A função, pouco conhecida pela maioria dos usuários, é um serviço de download de dados de uma conta Google. Em outras palavras, a ferramenta possibilita a recuperação de fotos armazenadas no perfil ou mesmo diversos outros tipos de arquivos do Google Fotos, Google Drive e Gmail, por exemplo.

Na prática, os dados são exportados e uma cópia de todo o conteúdo fica disponível como backup ou para transferência para outro serviço. Mas é preciso estar atento: o procedimento só pode ser feito uma única vez ou de maneira recorrente, para liberar espaço no Google Fotos e outros serviços.

Assim, ao iniciar uma exportação, o usuário precisa escolher o formato do arquivo, assim como o tamanho desejado do backup. Vale lembrar que o recurso permite a recuperação de fotos em zip ou tgz, assim como definir o destino dos arquivos exportados e a frequência do envio.

Como usar

O Google Takeout pode ser importante tanto na criação de uma cópia de segurança antes de excluir uma conta Google como também para realização de backup recorrente. Após a cópia estar pronta, o usuário tem a opção de armazenar as informações no próprio computador, em um HD externo ou mesmo em outro serviço na nuvem.

Vale lembrar, no entanto, que ao usar o serviço, o conteúdo do download não é apagado, ou seja, ele permanece no servidor do Google. Mas, caso o usuário precise liberar espaço no Gmail ou outro serviço semelhante e não queira assinar o Google One, o Takeout pode ser uma solução para apagar arquivos importantes que ocupem espaço na conta.

Portanto, na hora de realizar a exportação, o usuário precisa definir quais arquivos serão copiados, assim como o destino do envio. Em seguida, também é necessário definir se a exportação será única ou ocorrerá a cada dois meses. O próximo passo é decidir o formato do arquivo.

Backup da Conta Google com Google Takeout

1. O primeiro passo é acessar a página do Google Takeout e fazer login. Depois, selecione os dados para exportação. Lembre-se de que é possível manter todas as informações ou desfazer a seleção de arquivos que não te interessam.
  2. Contudo, caso você não queira fazer download de todos os dados de um produto, é possível selecionar o conteúdo. No Google Play Filmes, por exemplo, abra-se uma janela para selecionar os arquivos que farão parte do download.
  3. Após escolher os dados para o backup, vá até a parte final da tela e selecione “Próxima etapa”. Em seguida, marque o destino da exportação (enviar link por e-mail, adicionar ao Google Drive, ao Dropbox, ao OneDrive ou ao Box)
  4. O próximo passo é definir a frequência de exportação, o tipo (.ZIP ou .Tgz), além do tamanho do arquivo (1GB a 10 GB). Pronto! É só clicar em “criar exportação”.

Recuperação de fotos antigas

Outra funcionalidade do Google Takeout é a recuperação de fotos antigas. Para isso, basta exportar os dados do Google Fotos na ferramenta, seguindo o passo a passo:

• Abra a página do Google Takeout e faça login;
  • Agora, você verá todos os serviços do Google selecionados. Vá em “Desmarcar tudo” e, em seguida, marque a caixa do Google Fotos;
  • Ao clicar no menu “Todas os álbuns de fotos incluídos”, haverá a possibilidade de visualização dos conjuntos de arquivos que passarão por exportação. Se não desejar fazer download de todos os seus álbuns, desmarque os que não te interessam e, então, clique em “Próxima etapa”;
  • O próximo passo é definir o destino, o tipo e o tamanho dos arquivos e escolha a frequência do backup. Por fim, clique em “Criar exportação”;
  • Pronto! Chegará e-mail do Google com as instruções de acesso para as fotos recuperadas.

Fotos do Orkut

Com o fim do Orkut, em 2014, muita gente acabou não salvando as fotos que estavam na rede social. Na época, era possível realizar o download deste material por meio do Google Takeout. Infelizmente, a funcionalidade não está mais disponível.

Recuperação de fotos apagadas com o Google Takeout

Apesar de ser uma ferramenta muito prática, é preciso estar atento aos processos. Isso porque, não é possível recuperar fotos apagadas a partir do Google Takeout. Isso porque, os arquivos apagados pela ferramenta seguem um processo para que a remoção ocorra com segurança. Assim, apenas as fotos que ainda estiverem na lixeira, serão passíveis de recuperação.

Para isso, acesse o Google Fotos e, no meu lateral esquerdo, vá em Lixeira.

Todos os itens apagados, nos últimos 60 dias estarão por lá. Portanto, basta clicar na foto ou vídeo que deseja recuperar e, em seguida, mande “restaurar”. Assim, o material voltará para o álbum em que estava antes.