Segure o dedo! WhatsApp vai restringir perfis que enviam mensagens em massa
O WhatsApp vai restringir perfis que enviam mensagens em massa. Saiba como evitar fazer spam e manter sua conta segura.
O WhatsApp está preparando uma novidade para combater o envio de mensagens em massa e spam. Essa nova função foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo, que encontrou indícios da novidade na versão 2.24.10.5 do aplicativo.
A função foi criada para identificar e restringir temporariamente os perfis que fazem uso de mensagens em massa. Essa ação vem como resposta ao comportamento de alguns usuários e empresas que utilizam o WhatsApp para enviar mensagens não solicitadas a milhares de números.
Esses envios massivos ocorrem, geralmente, sem autorização da Meta, e muito menos dos destinatários, o que pode gerar incômodo e violar os termos de uso do aplicativo.
A detecção das mensagens em massa
Os usuários comuns, que trocam várias mensagens em grupos de amigos, contatos e listas de transmissão, não devem ser afetados por essa nova medida. Afinal, a restrição será aplicada apenas aos perfis que usam programas específicos para o disparo em massa de mensagens.
Esses programas utilizam códigos (scripts) que o WhatsApp consegue identificar como padrões anômalos, evidenciando comportamentos fora do comum. Então, quando o aplicativo detecta esse tipo de atividade, a restrição é automaticamente imposta.
Como funcionará a restrição para mensagens em massa
O recurso funcionará como uma penalidade temporária, servindo como um alerta de que o comportamento do usuário está violando os termos de uso do aplicativo. Desse modo, a mensagem exibida ao usuário será: “Sua conta está restrita. A atividade recente da sua conta pode sinalizar spam, automatização ou envio em massa”.
No entanto, o tempo de restrição não será informado ao usuário. Essa medida visa coibir o uso abusivo do WhatsApp, garantindo uma experiência mais segura e livre de spam para todos os usuários.
A Meta não se pronunciou publicamente sobre quando ou se a função será implementada na versão final do aplicativo. No entanto, a expectativa é que a nova medida traga mais tranquilidade para os usuários, ao minimizar o impacto negativo do spam.
Dicas para evitar fazer spam no WhatsApp
Evite programas de disparo: não utilize programas que enviam mensagens em massa para vários números ao mesmo tempo. Além de violar os termos de uso, você corre o risco de ter sua conta restrita.
Use listas de transmissão com moderação: elas são úteis, mas devem ser usadas com cuidado. Enviar mensagens frequentes e sem relevância pode ser interpretado como spam.
Peça permissão: Antes de adicionar alguém a um grupo ou lista de transmissão, peça permissão. Afinal, isso demonstra respeito pelos contatos e evita que suas mensagens sejam vistas como intrusivas.
Frequência de mensagens: evite enviar mensagens repetitivas ou em grande quantidade em um curto período.