Se você desliga a geladeira à noite para poupar energia, temos uma notícia para te dar
Hábito que muitas pessoas têm em casa pode não ser a solução para a conta de luz alta. Veja o porquê disso!
Quem é responsável pela própria conta de luz sabe o esforço necessário para reduzir o consumo todos os meses e pagar o mínimo possível de energia. Entre as diversas formas de economizar, existe a prática comum de desligar a geladeira durante a noite. Mas será que isso realmente funciona?
Essa técnica se tornou polêmica, principalmente durante a edição do programa “Pesadelo na Cozinha”, quando foi revelado que um empresário desligava o freezer das carnes à noite para pagar menos na conta de luz. Apesar de a cena ter viralizado na internet, é importante atentar-se ao risco que isso traz e se, de fato, faz alguma diferença no bolso ao final do mês.
Desligar ou não desligar a geladeira: eis a questão!
Se você tem o hábito de desligar a geladeira à noite para economizar energia, ou está pensando em adotá-lo, é bom analisar de antemão se a prática possui alguma eficiência palpável ou não passa de mito.
A resposta para essa pergunta é: desligar a geladeira à noite para reduzir o valor da conta de luz é ineficaz, ou seja, não há mudanças significativas na fatura energética. Além disso, fazer isso pode gerar o efeito contrário, o de aumentar o consumo energético.
O motivo está relacionado ao princípio da operação dos refrigeradores e de seus sistemas, pois, ao desativar o eletrodoméstico, isso fará com que a temperatura interna suba gradativamente. A partir disso, ao ser religada, a geladeira terá que trabalhar em dobro para resfriar internamente, resultando em um maior consumo energético.
Desligar a geladeira só é vantajoso quando…
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o hábito de desligar a geladeira só é vantajoso quando aplicado por longos períodos, ou seja, mais de um ou dois dias. Porém, é muito difícil existirem situações que levem o responsável da casa a fazer isso, possivelmente em caso de viagem da família.
Mas o que fazer então para reduzir o consumo energético da geladeira?
Conforme explica a Aneel, existem estratégias capazes de reduzir o consumo de energia da geladeira. A primeira delas é colocar o eletrodoméstico distante das fontes de calor, como fornos e fogões. Isso para evitar que o motor tenha que trabalhar em dobro para compensar o aumento da temperatura externa.
Outra recomendação da agência é verificar a situação da vedação da porta do refrigerador. Se ela estiver comprometida, fará com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura e, consequentemente, isso resultará em um aumento considerável na conta de luz. Toda atenção é pouca!