Se a bateria do seu celular está acabando muito rápido, experimente essas dicas e truques

Nada mais incômodo do que ficar sem bateria no meio do dia; Saiba como evitar que isso aconteça, sem deixar de usar seu celular.

Talvez o grande desafio de quem usa muito o celular seja justamente conseguir economizar bateria. Quem usa o aparelho para enviar mensagens, trabalhar, navegar nas redes sociais e ainda ouvir música lida com a situação desesperadora de ver o nível da bateria baixar rapidamente.

Vale lembrar que algumas atitudes, como, por exemplo, manter o brilho da tela alto ou deixar os dados móveis ativados, aumentam o consumo da bateria. A sorte é que, com dicas simples, é possível otimizar o consumo de energia, prolongando a vida útil da bateria.

A partir de 12 dicas, vamos ajudá-lo a economizar a bateria do seu celular, diminuindo as chances de você ficar com um aparelho descarregado em momentos importantes.

1- Diminua o brilho da tela ou ative o brilho automático

Muita gente não sabe, mas as telas são um dos componentes que mais consomem bateria. Isso porque, quanto mais luz o display precisar fornecer, mais energia será necessária. Portanto, uma maneira de economizar bateria é justamente diminuir o brilho da tela.

Outra opção é ativar o brilho automático. Com esse recurso, o brilho da tela se ajusta conforme as necessidades de luz do local. Assim, há uma redução na iluminação do display em ambientes mais escuros, evitando gastos desnecessários de energia.

2- Ative economia de bateria

Esse modo corta, de forma automática, todas as funções que podem consumir muita bateria. Isso ocorre porque ele limita os serviços de rede, assim como os de sincronização e localização, e também diminui a taxa de atualização da tela.

No Android, o modo de economia de energia está em “Configurações” > “Bateria”. Já no iPhone, para ativar a funcionalidade, é preciso entrar em “Ajustes”, ir até a “Central de Controles”, clicar em “Personalizar controles” para então ativar o “Modo de Pouca Energia”.

3- Evite temperaturas extremas

A orientação dos fabricantes é manter o celular em funcionamento sob temperaturas que vão de 0°C a 45°C. Portanto, usar o aparelho fora desta faixa de temperatura pode gerar a diminuição da vida útil da bateria. Isso acontece porque as baterias são vulneráveis a altas temperaturas, e longas exposições aos extremos reduzem o desempenho do celular.

4- Priorize a rede Wi-Fi ao 4G ou 5G

Se você tem acesso a uma rede Wi-Fi, prefira utilizá-la. Esta é uma forma eficiente de economizar bateria, já que o Wi-Fi consome menos energia por não precisar manter uma conexão estável.

Na prática, quando o celular se conecta a uma rede sem fio, o ideal é desativar os dados móveis do aparelho, evitando assim que o sistema fique procurando pelo sinal de uma nova rede. Essa ação faz com que a bateria se esgote mais rapidamente.

5- Desative os serviços de localização

Alguns recursos, como é o caso dos serviços de localização, podem esgotar rapidamente a carga de um smartphone. Portanto, desative essa funcionalidade sempre que possível. No entanto, é preciso lembrar que a ação impedirá que certos aplicativos funcionem corretamente, como é o caso, por exemplo, do Google Maps e do Waze.

6- Não deixe a bateria do celular zerar

Ao contrário do que muita gente pensa, o ideal não é deixar a bateria acabar por completo para recarregá-la. Com o uso das baterias de íon-lítio, essa prática não é mais necessária. Pelo contrário, ciclos de cargas parciais são até melhores para prolongar a vida útil desse tipo de bateria.

Ao deixar que a bateria descarregue completamente e com frequência, pode ocorrer um estresse desnecessário do componente, reduzindo a vida útil. Portanto, para preservar a bateria em pleno funcionamento por mais tempo, carregue o celular assim que ele atingir um nível crítico da bateria, ou seja, abaixo dos 20%.

7- Desligue o celular periodicamente

O simples fato de, às vezes, desligar o smartphone pode ajudar a prolongar a vida útil de sua bateria. A prática fecha os aplicativos em segundo plano, que consomem carga. Além disso, o ato de desligar o celular limpa a memória e ainda libera recursos de software.

8- Use carregadores e cabos originais

Ao evitar produtos similares, você atua diretamente na preservação da bateria. Isso ocorre porque os originais são projetados especificamente para o celular, atendendo aos padrões de segurança dos órgãos reguladores. Eles possuem proteções embutidas que evitam a sobrecarga e outros problemas, como, por exemplo, curto-circuito e superaquecimento.

9- Não mantenha o display ligado por muito tempo

A conta é simples: quanto mais tempo a tela ficar ligada, maior será o consumo de bateria. Portanto, o simples fato de desligar a tela por um período significa economia de bateria.

A ação é fundamental para aqueles usuários que tendem a deixar o aparelho ligado, mesmo sem uso. Uma forma de contornar a situação é ativar a funcionalidade que apaga o display depois de um período sem uso, geralmente 15 segundos.

10- Ative o modo escuro

Essa configuração muda a cor do fundo do sistema e também de seus aplicativos para um preto ou cinza escuro. Além de trazer conforto visual, ela ajuda a economizar bateria, uma vez que possui uma iluminação menos brilhante.

11- Ative a bateria adaptativa no Android

A configuração de bateria adaptativa usa os hábitos e comportamentos dos usuários para fazer o gerenciamento de consumo. O sistema detecta aplicativos que estão abertos sem necessidade e pode economizar até 30% de bateria. A funcionalidade faz uso de Inteligência Artificial para mapear o aparelho e adaptá-lo às necessidades individuais de cada usuário.

12- Evite aplicativos que consomem muita bateria

Além de ajustar certas configurações de seu aparelho, lembre-se de que os aplicativos também são responsáveis por um alto consumo.

A boa notícia é que é possível descobrir quais são os aplicativos que gastam mais bateria em seu celular. Se for um Android, esta informação fica em “Uso da bateria”, dentro das configurações de “Bateria”. Já no caso do iPhone, os dados estão nos ajustes de “Bateria”, ao final da página.

você pode gostar também