Samsung lança dois smartphones dobráveis, tablet e relógios para acirrar concorrência
A estrela do novo portfólio de telefones dobráveis da Samsung é o novo Galaxy Z Flip 5. A empresa também lançou um novo tablet e dois relógios.
A Samsung lançou na quarta-feira dois novos smartphones dobráveis que são mais finos e leves que os modelos anteriores, bem como um tablet e dois novos smartwatches.
A gigante da eletrônica sul-coreana disse que seus novos telefones, o Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Fold 5, vêm com dobradiças mais rígidas e telas mais brilhantes – mas ofereceram principalmente atualizações incrementais em relação aos modelos do ano passado.
Galaxy Z Flip 5
A estrela do novo portfólio de telefones dobráveis da Samsung é o novo Galaxy Z Flip 5.
O Flip 5 é um aparelho dobrável estilo concha que, quando fechado, assume um formato quadrado que cabe mais confortavelmente no seu bolso. Abra-o e ele se tornará um smartphone retangular normal.
É resistente à água e à poeira e possui uma dobradiça de três paradas com “intervalo zero” para ajustar o ângulo do dispositivo. É muito mais fino que seu antecessor, com a folga da dobradiça agora quase imperceptível quando você a fecha.
Mas o recurso de destaque do telefone é uma tela de cobertura muito maior, que você pode usar para selecionar uma variedade de widgets, incluindo calendário e relógio – e permite tirar selfies aprimoradas.
A tela na capa frontal do telefone possui uma nova janela “flexível” que permite aos usuários expandir sua tela de 1,9 polegadas para uma de 3,4 polegadas, para que você possa personalizá-la para acessar notificações e widgets com mais facilidade.
Embora a dobradiça seja mais apertada e o próprio telefone pareça mais resistente do que as iterações anteriores, ainda há uma linha perceptível que corre no meio onde a dobradiça do telefone está localizada.
O Flip 5, que está disponível para pré-venda, custa a partir de US$ 999,99.
Smartphones Dobráveis
Dobráveis, ou telefones que se dobram ao meio, continuam sendo um nicho do mercado de smartphones. Mas eles estão crescendo rápido.
A Samsung enfrenta a concorrência nesta categoria de uma série de fabricantes de celulares rivais, principalmente empresas chinesas, que estão desafiando a empresa com seus próprios dispositivos dobráveis.
Em fevereiro, o fornecedor chinês Oppo lançou o Find N2 Flip . E a Honor, marca derivada da Huawei, lançou seus Magic Vs para os mercados internacionais .
A Motorola planeja lançar uma nova versão de seu dispositivo dobrável Razr ainda este ano. A Lenovo é dona da Motorola.
Ainda assim, a Samsung continua a ser a líder de mercado. A empresa lançou seu primeiro aparelho dobrável em 2019. Em 2022, ela comandou uma participação de 80% nas remessas globais de dobráveis, de acordo com a Canalys.
O mercado espera que as remessas de telefones dobráveis dobrem para 30 milhões em 2023. Mas os dobráveis representaram apenas 1,1% do mercado total de smartphones no ano passado, de acordo com dados da IDC.
Ainda assim, isso dá à indústria amplo espaço para crescer. E, como as pessoas que mantiveram seus telefones por mais tempo perto da chance de atualizar ou trocar seu telefone antigo, é mais provável que comprem os smartphones topo de linha em vez dos mais antigos e menos avançados.
“Atualmente, acho que as dobráveis continuarão sendo um nicho lucrativo com boas margens e posições premium”, disse Ben Wood, analista-chefe da CCS Insight, à imprensa.
“Eles ressoam bem com os consumidores que querem se destacar da multidão e ter algo diferente do retângulo preto monobloco homogêneo.”
Galaxy Fold 5
A Samsung também anunciou uma nova versão de sua linha de telefones Galaxy Fold, o Fold 5.
Os avanços do Galaxy Fold 5 são menos perceptíveis do que os do novo Galaxy Z Flip, com a Samsung oferecendo principalmente mais atualizações incrementais.
O Fold 5 possui uma tela de 6,2 polegadas que pode ser dobrada para revelar uma tela principal maior de 7,6 polegadas, semelhante à de um tablet. A tela principal também é muito mais brilhante que a anterior, emitindo 1750 nits, a medida de brilho da indústria.
É 2,4 mm menos espesso que seu antecessor, de acordo com a Samsung. Ele também vem com uma câmera subexibida para que você quase não perceba ao usar o telefone para enviar mensagens às pessoas ou assistir a filmes. Também é compatível com a S Pen da empresa.
O Galaxy Fold 5 começa em $ 1.799,99.
Nicho de mercado
Os dobráveis podem ser um nicho de mercado, mas oferecem vários benefícios em relação às placas pretas padrão com as quais todos nos acostumamos – principalmente devido à capacidade de ter mais de um aplicativo exibido na tela.
Por exemplo, ao usar o Galaxy Fold 5, você pode dobrar o dispositivo em uma placa semelhante a um tablet e exibir um aplicativo em uma metade e outro aplicativo na outra.
O Google entrou no mercado no início deste ano, lançando o Pixel Fold, seu primeiro telefone dobrável.
O fato de o lançamento ser de uma das maiores empresas de tecnologia dos Estados Unidos – e proprietária do Android – deu alguma credibilidade ao mercado.
Ainda assim, Paolo Pescatore, co-fundador da PP Foresight, disse que todos os olhos permanecem firmes no que a Apple fará em dobráveis. “Em essência, a Apple não precisa fazer nada agora”, disse ele à imprensa.
“Sem dúvida, a Apple está procurando e trabalhando duro nos bastidores para trazer novos dispositivos ao mercado. Quando isso acontecer, vai revigorar esse segmento e impulsionar a demanda do consumidor por dobráveis”.
Queda na venda de smartphone
A Samsung está dobrando a aposta em dobráveis, mesmo com a contração do mercado de smartphones de forma mais ampla. As vendas globais de smartphones caíram 11% ano a ano no segundo trimestre de 2023 em meio à demanda menor, de acordo com a empresa de análise Canalys.
Mas o mercado está mostrando alguns sinais iniciais de recuperação.
“O mercado de smartphones está enviando os primeiros sinais de recuperação após seis trimestres consecutivos de queda desde 2022”, disse Le Xuan Chiew, analista da Canalys, em relatório na semana passada.
“O estoque de smartphones começou a diminuir, pois os fornecedores de smartphones priorizaram o corte de estoque de modelos antigos para abrir espaço para novos lançamentos”.
Galaxy Tab S9
A Samsung também lançou seu mais novo tablet, o Samsung Galaxy Tab S9. Ele vem em três versões: um Tab S9 de 11 polegadas, um Tab S9+ de 12,4 polegadas e um Tab S9 Ultra de 14,6 polegadas.
O Tab S9 possui uma tela de 120 hertz para uma rolagem mais suave e pode ser visualizado mais facilmente em ambientes externos, disse a Samsung.
Ele vem com uma S Pen direto da caixa. Há também uma “edição do criador” disponível para a S Pen que suporta dicas mutáveis para desenhar e escrever.
A Samsung disse que o tablet vem com alto-falantes aprimorados que permitem um áudio mais cinematográfico.
Ele também pode agir mais como um computador de mesa, com a capacidade de espelhar aplicativos encontrados em PCs com Windows.
O Tab S9 começa em $ 799,99.
Galaxy Watch 6 e Watch 6 Classic
Por fim, a Samsung também anunciou dois novos smartwatches, o Watch 6 e o Watch 6 Classic.
O Watch 6 e o Watch 6 Classic são feitos de alumínio, possuem telas maiores, molduras mais finas, processadores mais rápidos e melhor duração da bateria do que seus antecessores, de acordo com a Samsung.
Eles vêm com vários recursos de rastreamento de saúde e condicionamento físico, incluindo a capacidade de monitorar os estágios do sono, frequência cardíaca, composição corporal e oferecer dicas sobre perda de peso.
O Watch 6 começa em US $ 299,99 para uma versão de 40 mm e US $ 329,99 para uma versão com mostrador de relógio de 44 m.
O Watch 6 Classic começa em $ 399,99 e $ 429,99 para as versões de relógio de 43 mm e 47 mm, respectivamente.