Sal e pimenta, que nada! Formigas podem ser uma fonte única de temperos

Formigas comestíveis trazem sabores únicos à comida e podem ser usadas como tempero.

Há quem diga que um bom tempero é a base de uma comida saborosa. Portanto, na hora de cozinhar, doses equilibradas de sal e pimenta são muito bem-vindas.

No entanto, há pesquisadores que querem deixar os temperos tradicionais para trás e investir em novos ingredientes. Dentre eles estão as formigas comestíveis. Elas possuem sabores únicos e exóticos que, segundo eles, podem fazer total diferença em uma refeição.

Changqi Liu, professor associado da Universidade Estadual de San Diego, afirma que o ato de comer insetos, como as formigas, não deve ser um sacrifício. “Quero mostrar que eles podem realmente ter um sabor muito bom, ao mesmo tempo que são nutritivos e benéficos para o meio ambiente”, explicou.

Formigas na cozinha

Se antes elas eram insetos indesejados na cozinha, a proposta da equipe de pesquisadores é justamente transformá-las em um ingrediente recorrente em países onde não são bem-aceitas como alimentos. Para isso, têm buscado caminhos para demonstrar, por meio da ciência, quais sabores elas podem agregar aos preparos gastronômicos.

Para que isso fosse possível, os cientistas rastrearam compostos voláteis, ou seja, cheiros, de diferentes tipos de formigas. Para tanto, utilizaram a técnica de cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Além disso, os estudos também se apoiaram no uso de um olfatômetro, um dispositivo que mede odores.

Tais técnicas de medição foram eleitas justamente por serem tão precisas que conseguem captar fragrâncias que o olfato humano não percebe.

Assim, o estudo aponta grupos de formigas que podem fazer sucesso no prato – e outras nem tanto assim. São eles:

Formigas-tecelãs:

Elas fazem parte do gênero Oecophylla e possuem aromas de nozes e também de caramelo. O cheiro adocicado é resultado de dois compostos químicos: pirazinas e pirróis. Por outro lado, como possuem alta concentração de aminas, elas também podem apresentar odor de urina. Assim, o ideal mesmo é mantê-las bem longe dos nossos pratos.

Formiga-negra-de-jardim:

É a formiga-preta-comum. Com cheiro ácido, ela poderia facilmente substituir o uso do vinagre em saladas, por exemplo.

Formiga Atta mexicana:

Ela também tem um cheiro amadeirado e “gorduroso”, que lembra nozes. A iguaria combina com pratos que não utilizam carne animal, indo desde hambúrgueres veganos até carnes produzidas em laboratório. Algumas regiões no México já adicionam a iguaria à alimentação para agregar textura e sabor em pratos e molhos.

você pode gostar também