Sai o pássaro, entra o X: Elon Musk causa polêmica e renomeia o Twitter

Elon Musk renomeou o Twitter para X, um super aplicativo inspirado no aplicativo WeChat da China.

Os usuários do Twitter acordaram com um tweet misterioso de Elon Musk na manhã de domingo. O bilionário pediu às pessoas que se preparassem para dizer adeus ao amado logotipo do Twitter.

Um rebranding do microblog aconteceria em breve. Mesmo que tal movimento tenha surgido do nada, certamente não foi inesperado. Já existia rumores de Musk planejando uma reformulação completa da marca.

O rebranding do Twitter para X já começou, e o logo oficial do site de mídia social agora mostra um ‘X’. Além disso, a biografia do identificador também foi ajustada.

Com o X, Musk espera criar uma espécie de superaplicativo que pode fazer muito mais do que apenas ser uma plataforma de mídia social para interações.

Então, o que está acontecendo no Twitter e por que Musk está renomeando-o para X? Aqui está a história completa.

Rebranding do Twitter

Falando sobre o rebranding do Twitter, Musk escreveu sua posição no domingo. “E em breve daremos adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”. Em outro tweet, ele acrescentou que, se eles conseguirem encontrar um logotipo bom o suficiente, ele será lançado em breve.

E parece que a equipe encontrou um bom logotipo, pois Musk postou um vídeo do logotipo X em seu perfil do Twitter. Mais tarde, ele mudou sua foto de perfil para exibir o logotipo. O CEO do Twitter, Yaccarino, também compartilhou uma foto do logotipo e escreveu: “X está aqui! Vamos fazer isso.”

X.com é o velho Twitter

Em um tweet separado, Musk acrescentou que o domínio X.com agora redirecionará os usuários para o Twitter. E, de fato, se você digitar X.com em seu navegador, o site do Twitter será carregado.

Isso nos faz pensar se o domínio Twitter.com deixará de existir no futuro e será substituído por X.com.

X Corp

Em abril deste ano, um documento apresentado a um tribunal da Califórnia sugeria que o Twitter não existe mais como uma entidade independente. A empresa havia sido incorporada pela X Corp.

“Twitter Inc. foi incorporada pela X Corp. e não existe mais. X Corp. é uma corporação privada, constituída em Nevada, e com sede em San Francisco, Califórnia”, dizia o documento.

A fusão foi apresentada em 15 de março e, de acordo com os registros, Musk é o presidente da empresa e também de sua controladora, a X Holdings Corp, que também foi criada em março.

Conexão nostálgica

O nome X.com supostamente tem uma conexão nostálgica com Musk. De acordo com um relatório do Insider, o X.com era uma empresa de banco on-line que Musk havia iniciado em 1990.

A empresa acabou se fundindo com a Confinity, uma startup financeira cofundada por Peter Thiel, para formar o PayPal.

você pode gostar também