Redes sociais: mais de 60% da população mundial está ativa nelas, segundo estudo
Quase cinco bilhões de pessoas (4,88 bilhões) estão ativas nas redes sociais, ou 60,6% da população mundial.
Quase cinco bilhões de pessoas (4,88 bilhões) estão ativas nas redes sociais, ou 60,6% da população mundial. A informação vem da publicação trimestral de um relatório estatístico sobre o estado da internet.
Esse nível calculado pela Kepios, empresa especializada em usos digitais, aumentou 3,7% em um ano. Ao mesmo tempo, o aumento anual da população mundial permaneceu abaixo de 1%.
O número de socionautas aproxima-se assim do de internautas, que representam pelo menos 64,5% da população mundial (5,19 bilhões). Além disso, o crescimento abrandou fortemente desde a pandemia de Covid-19.
Mais de metade (53,6%) dos utilizadores globais são homens, de acordo com o relatório. O documento reconhece, no entanto, uma certa imprecisão. Isso ocorre devido, nomeadamente, a contas automatizadas ou a pessoas registadas com identidades diferentes.
Brasileiros passam quase 4 horas em redes sociais
Algumas regiões do mundo ainda estão em declínio acentuado. Apenas uma pessoa em 11 usa redes sociais na África Central e Oriental. E na Índia, agora o país mais populoso, menos de um terço das pessoas estão registradas em plataformas sociais.
O tempo gasto nas redes sociais aumentou dois minutos por dia. A média global diária é de 2 horas e 26 minutos, com grandes disparidades. No Brasil, gastamos 3h49 do dia em redes sociais. Já no Japão, é gasto menos de uma hora.
Plataformas
Os usuários de redes sociais frequentam, em média, mais de 7 plataformas. O grupo americano Meta ainda aparece 3 vezes entre os aplicativos favoritos. WhatsApp, Instagram e Facebook são os de maior destaque.
Três aplicativos chineses também se destacam: Wechat, TikTok e sua versão local Douyin. Finalmente, o Twitter, Messenger e Telegram fecham a lista dos mais utilizados.