Recurso do Windows ficou 30 anos sem atualização; saiba qual

Saiba qual é a funcionalidade que ficou esquecida pela Microsoft e a sua função.

Um recurso que deveria ser temporário está, até hoje, disponível no Windows. Trata-se de um código para uma caixa de diálogo que estava sendo desenvolvida há 30 anos, na sede da Microsoft.

Na época, a interface deveria passar por uma atualização, mas isso nunca aconteceu.

A história foi contada em uma postagem do X (antigo Twitter) por Dave Plummer, ex-desenvolvedor da Microsoft. Ele contou que, em 1994, criou uma interface do usuário básica como uma solução temporária, para que fosse atualizada mais tarde. No entanto, essa atualização nunca ocorreu.

Histórico

O que mais chama a atenção é que o recurso está em pleno funcionamento até hoje, sem gerar qualquer tipo de problema para quem usa o sistema. Ao que tudo indica, a própria Microsoft preferiu não fazer modificações no código até o momento.

Na época, a intenção era criar uma interface de usuário de forma personalizada. Portanto, Plummer conta que pegou um pedaço de papel para anotar todas as opções e escolher as que são possíveis fazer quando o assunto é a formatação de um disco. Ele recorda que anotou temáticas como sistema de arquivos, rótulo, tamanho do cluster, compactação e também criptografia.

Além disso, o tamanho de 32 GB para o formato de um volume FAT no Windows também é resultado do trabalho de Plummer naquele mesmo dia.

Esse limite também foi uma escolha arbitrária naquela manhã e ficou conosco como um efeito colateral permanente”, disse ele na postagem da rede social.

Revisões e interfaces

A grande surpresa é que a caixa de diálogo segue lá, firme e forte, mesmo que já tenham passado 30 anos. O sistema sobreviveu às mais diversas revisões na interface do usuário do Windows, além do desenvolvimento da tecnologia.

Tudo isso só é possível porque a caixa de diálogo segue funcional, cumprindo suas funções, sem falhas.

Também não se pode esquecer que há outras interfaces de usuário antigas do Windows que ainda são exibidas nas versões mais recentes do Windows. De toda forma, esta tem uma história impressionante ao sobreviver aos avanços tecnológicos dos últimos 30 anos.