Receita do Google sobe 7% em meio à preocupações com IA
Google cresce impulsionado pela IA e crescimento do Google Cloud. Descubra como a empresa está planejando competir no futuro da tecnologia.
Alphabet enfrentou muita turbulência este ano em torno da saúde econômica do Google. A principal preocupação é um mercado de publicidade digital e o avanço dos chatbots de inteligência artificial, que podem roubar tráfego.
A receita do Google aumentou 7%, chegando a US$ 74,6 bilhões. No mesmo período no ano passado a empresa registrou receita de US$ 69,7 bilhões. O valor supera as estimativas dos analistas. O lucro também foi melhor do que o esperado, impulsionando o preço das ações em cerca de 6% no after-market.
A publicidade online, que tem sido um mercado difícil no último ano, continua lenta. Isso ocorre pois existem preocupações econômicas e cortes de custos corporativos. A receita de publicidade do Google aumentou apenas 3,3% em relação ao ano anterior, mas isso representa uma melhoria em relação ao primeiro trimestre, quando a receita publicitária caiu.
O relatório do segundo trimestre do Snap foi mais problemático. A empresa emitiu uma previsão decepcionante, fazendo com que as ações caíssem quase 20%.
“Se olharmos o panorama geral, vemos uma verdadeira queda na TV abertas, nas agências de publicidade e nas pequenas empresas digitais”, disse Michael Nathanson, analista da Moffett Nathanson, na teleconferência com investidores da Alphabet após a divulgação dos resultados. “Mas vocês aceleraram seu crescimento neste trimestre.”
Receitas do Google
A receita de busca, que representa a maior parte do negócio de publicidade do Google, também apresentou crescimento estável. Isso é um alívio para os investidores, pois alguns estavam preocupados com a migração para chatbots generativos de IA da OpenAI e da Microsoft.
O mecanismo de busca Bing da Microsoft incorporou o ChatGPT da OpenAI no início deste ano. No entanto, o negócio de busca do Google ainda se expandiu. Além disso, o CEO, Sundar Pichai, destacou o chatbot Bard, que tem sido um foco importante de investimento nos últimos meses.
Os executivos pareciam otimistas na terça-feira (25), mencionando dezenas de vezes a IA na teleconferência. Além disso, destacaram que a tecnologia está sendo usada em toda a empresa. Apesar disso, o Google ainda não divulgou quando o “Search Generative Experience” (SGE), estará disponível ao público.
IA é uma vantangem para o Google
Mas onde o Google pode se beneficiar, independentemente do que aconteça no mercado de publicidade, é no lado da infraestrutura em nuvem, onde compete com a Amazon Web Services e a Microsoft Azure. Empresas de IA estão migrando para a tecnologia em nuvem do Google para executar projetos intensivos em computação que só estão disponíveis em alguns lugares.
O negócio de nuvem do Google, que se tornou lucrativo no primeiro trimestre, viu sua receita aumentar 28% no segundo trimestre, chegando a US$ 8 bilhões, superando as estimativas dos analistas. Pichai disse que mais de 70% das chamadas “unicórnios” (startups de tecnologia avaliadas em bilhões de dólares) que trabalham com IA generativa são clientes do Google Cloud. Isso inclui empresas como Cohere, Japser e Typeface.
“Há definitivamente muito interesse dos clientes em IA e eles estão definitivamente envolvidos em muitas mais conversas conosco”, disse Pichai.