Quer uma carreira em IA? 8 funções que tem salários de até 35 mil
A inteligência artificial (IA) revolucionará nossas vidas e, embora a IA possa ocupar alguns empregos, ela também criará milhares de carreiras.
Graças à notoriedade do ChatGPT, o conceito de inteligência artificial não é mais uma espécie de noção abstrata. Embora a IA tenha sido usada discretamente em segundo plano na maioria das plataformas sociais, agora ela está acessível a todos. Desde escrever código até currículos e mais, as pessoas estão usando IA para facilitar suas vidas.
Muitos visionários da tecnologia acreditam que a IA terá o mesmo impacto que a internet, os smartphones e a web móvel. Em vez de adotar uma abordagem ludita e descartar os benefícios que a IA pode trazer à vida, agora é a hora de adotar a tecnologia – incluindo o trabalho.
Juntamente com o aprendizado de máquina, a inteligência artificial é um dos campos de crescimento mais rápido na tecnologia, e há muitas oportunidades de carreira interessantes para quem procura preparar sua carreira para o futuro. Existem previsões de que a IA criará 97 milhões de novos empregos até 2025 – e muitas empresas estão lutando para encontrar pessoas qualificadas que possam criar, treinar e manter sistemas de IA e ML.
Para aqueles que estão considerando uma mudança de carreira, identificamos oito funções dentro da IA que estarão em alta demanda nos próximos anos. Embora essas funções exijam conhecimento prévio de ciência da computação e matemática, os cursos online na área estão surgindo tão rapidamente quanto os avanços tecnológicos.
Portanto, se você está pensando em se requalificar para uma carreira em inteligência artificial, considere essas oportunidades empolgantes.
Engenheiro de aprendizado de máquina
Uma das funções relacionadas à IA mais solicitadas, um engenheiro de aprendizado de máquina é responsável por projetar, construir e implantar modelos de aprendizado de máquina. Você trabalhará com grandes conjuntos de dados, desenvolvendo algoritmos e otimizando modelos para desempenho. Uma carreira como engenheiro de aprendizado de máquina lhe renderá um cargo bem remunerado e segurança no emprego. Os salários nessa função podem chegar a R$ 35 mil mensais.
Especialista em ética de IA
Uma das maiores preocupações relacionadas à IA que muitos têm é o viés que pode ser criado devido a vieses humanos durante a programação. Por esse motivo, um especialista em ética de IA é fundamental para a imparcialidade da IA. Um especialista em ética de IA é responsável por garantir que os produtos e serviços baseados em IA sejam desenvolvidos e usados de maneira ética e responsável.
Isso envolve a identificação de possíveis questões éticas e o desenvolvimento de diretrizes e políticas para o desenvolvimento de IA. Como todas as outras funções nesta lista, você precisará de alguma experiência em ciência da computação, mas também terá uma sólida experiência em ética e filosofia.
Cientista de dados
Alguns estão considerando 2023 como o ano do cientista de dados. Com quase 32.000 vagas de emprego no LinkedIn, entrar na ciência de dados é uma ótima maneira de preparar sua carreira em IA para o futuro. Um cientista de dados analisa grandes quantidades de dados para descobrir padrões e insights que informam as decisões de negócios.
Isso envolve o uso de algoritmos de aprendizado de máquina e modelos estatísticos para identificar tendências e fazer previsões. Uma sólida formação em estatística, matemática e ciência da computação é normalmente necessária para essa função.
Pesquisador de IA
Com um salário médio de R$ 250 mil por ano e uma demanda crescente, uma carreira em pesquisa de IA oferece uma tremenda oportunidade. Um pesquisador de IA é responsável por desenvolver novos algoritmos e modelos para aprendizado de máquina. Isso envolve pesquisar técnicas de aprendizado de máquina, experimentar diferentes abordagens e publicar os resultados.
Engenheiro de robótica
Já sonhou em realmente trabalhar com robôs? Um engenheiro de robótica é responsável por projetar e construir robôs que podem executar tarefas específicas. Isso envolve a integração de algoritmos de aprendizado de máquina no sistema de controle do robô para permitir que ele aprenda e se adapte a novas situações. Você precisará de uma sólida formação em engenharia elétrica e mecânica, por isso não é a carreira mais fácil de se entrar, mas pode ser muito gratificante, além de ser muito legal.
Engenheiro de processamento de linguagem natural (PNL)
Sem a contribuição de engenheiros de processamento de linguagem natural, usaríamos nossos telefones de uma maneira completamente diferente. Um engenheiro de PNL é responsável por desenvolver algoritmos e modelos para processar e analisar dados de linguagem natural. Isso envolve trabalhar com grandes conjuntos de dados de texto e fala, desenvolvendo algoritmos para analisar e classificar os dados e otimizar modelos para precisão. A paixão por idiomas e habilidades de resolução de problemas são essenciais para se tornar um engenheiro de PNL bem-sucedido.
Engenheiro de visão computacional
Verdadeiramente uma das funções mais ‘futuristas’ da nossa lista, um engenheiro de visão computacional torna mais fácil para os computadores ‘ver’ imagens e vídeos. Também conhecidos como engenheiros CV – eles desenvolvem algoritmos e modelos para analisar dados visuais. Isso envolve trabalhar com grandes conjuntos de dados de imagens e vídeos, desenvolver algoritmos para identificar objetos e padrões e otimizar modelos para precisão.
Gerente de produto de IA
Finalmente, quem vai gerenciar o ciclo de vida de um projeto de IA? Um gerente de produto de IA é responsável por supervisionar o desenvolvimento de produtos e serviços baseados em IA. Isso envolve identificar as necessidades do usuário, definir os requisitos do produto e gerenciar o processo de desenvolvimento. Você precisará de experiência em gerenciamento de produtos e uma sólida compreensão de IA e aprendizado de máquina para ter sucesso nessa função.