Quer saber? Papel alumínio na air fryer: riscos e benefícios revelados pelas marcas

Fique por dentro das recomendações das fabricantes sobre o uso de papel alumínio na air fryer e garanta o melhor preparo dos seus pratos.

A air fryer revolucionou as cozinhas com sua promessa de pratos crocantes sem óleo, conquistando corações e paladares. Contudo, surge a dúvida: será que é seguro usar papel alumínio nesse queridinho dos eletrodomésticos?

Afinal, muitos recorrem a esse truque tanto para o preparo quanto para facilitar a limpeza. Mas, antes de adotar essa prática, vale a pena conferir o que as marcas recomendam sobre o uso de papel alumínio na air fryer.

Papel alumínio na air fryer é seguro? Saiba o que as marcas dizem

Se você está pensando em usar papel alumínio na sua air fryer, é fundamental considerar as diretrizes da marca do seu aparelho. Afinal, embora muitas permitam esse uso, há importantes ressalvas a considerar para garantir tanto a segurança quanto a qualidade dos seus pratos.

Conforme as orientações, o uso adequado pode facilitar o preparo e a limpeza, mas sempre com atenção para não comprometer a funcionalidade do eletrodoméstico.

Assim sendo, é do seu interesse saber o que as principais marcas do mercado dizem sobre o assunto. As informações são do Uol.

Uso de papel alumínio: o que diz a Britânia

De acordo com a Britânia, é possível sim usar papel alumínio na air fryer, mas com ressalvas. Pedro Cheliga, gerente de desenvolvimento de produto da marca, destaca que o importante é não forrar todo o cesto com o papel, pois isso interfere na circulação do ar e pode comprometer o preparo do alimento.

Em especial, ele sugere que o uso seja limitado ao envolvimento direto do alimento ou de recipientes adicionados ao cesto.

A posição da Mondial e da Multi sobre o papel alumínio

Já a Mondial é mais flexível, permitindo o uso de papel-alumínio sem restrições específicas, realçando que isso pode até auxiliar na diversidade das receitas.

Por outro lado, a Multi recomenda cautela, avisando que cobrir o fundo da cuba com papel pode reduzir a circulação de ar, sugerindo que se aumente o tempo de cozimento dos alimentos.

Philco e Philips Walita: precauções e proibições

A Philco, assim como a Britânia e a Multi, permite o uso de papel alumínio com a condição de que não se obstrua a circulação do ar. A marca adverte contra o uso frequente ou prolongado do papel alumínio, pois isso pode afetar a eficiência do eletrodoméstico.

Entretanto, a Philips Walita é categórica ao desaconselhar completamente o uso de papel alumínio, alegando que tal prática interfere na adequada circulação do ar quente, podendo inclusive danificar o aparelho.

Polishop: luz verde para o papel alumínio

Por fim, a Polishop não apresenta restrições ao uso de papel alumínio na air fryer, indicando uma abordagem mais permissiva em comparação com outras marcas.

Embora não exista uma recomendação universal, é crucial entender o que as marcas fabricantes de air fryers aconselham em relação ao uso de papel alumínio no aparelho. Dessa forma, você pode tomar uma decisão mais certeira sobre se deve ou não utilizar papel alumínio conforme as diretrizes específicas do seu eletrodoméstico.

*Com informações de Uol

você pode gostar também