Quer saber os salários dos concursados? Aprenda a consultar no Portal da Transparência

É seu direito! Aprenda como saber os salários de servidores públicos de forma fácil e rápida usando o Portal da Transparência.

Para quem quer saber os salários de servidores públicos (afinal, é direito de todo cidadão), o Portal da Transparência é uma ferramenta essencial. Essa plataforma do Governo Federal permite acessar informações detalhadas sobre os gastos e salários de servidores de todo o país.

O acesso é simples e não exige cadastro. Confira o passo a passo para saber os salários de servidores públicos usando o Portal da Transparência, tanto pelo computador quanto pelo celular.

Como saber os salários de servidores pelo computador

Se você deseja saber os salários de servidores públicos usando um computador, o Portal da Transparência é de fácil navegação. Primeiramente, acesse o site do Portal da Transparência no seu navegador, como Google Chrome ou Edge. Ao entrar, escolha um dos filtros de busca na lateral esquerda, como nome, CPF ou cargo.

Depois, digite as informações necessárias no campo selecionado e clique em “Adicionar”. Após isso, pressione “Consultar” para ver a lista de servidores que correspondem ao filtro. Em seguida, clique em “Detalhar” para ver as informações do servidor escolhido, incluindo o salário.

Por fim, para visualizar os detalhes salariais, vá para a aba “Remuneração Civil” e depois clique em “Ficha de remuneração”. Isso permitirá que você veja os salários mês a mês.

Como saber os salários pelo celular

Para saber os salários de servidores públicos pelo celular, o processo é semelhante ao do computador. Acesse o site do Portal da Transparência no navegador do seu celular.

Em seguida, selecione os filtros desejados, como nome ou CPF. Por exemplo, se optar pelo filtro “Nome”, digite o nome do servidor e toque em “Adicionar”.

Depois, toque em “Consultar” e encontre o servidor na lista. Clique em “Detalhar” ao lado do nome do servidor para ver mais informações. Então, desça a tela até encontrar a aba “Remuneração Civil” e toque em “Ficha de Remuneração” para visualizar os salários.

Outras utilidades do Portal da Transparência

Além de saber os salários, o Portal da Transparência oferece várias outras funcionalidades úteis. Por exemplo, é possível consultar despesas de órgãos públicos, acompanhar a execução orçamentária e verificar contratos e convênios firmados pelo governo.

Ou seja, essa ferramenta permite ao cidadão monitorar como os recursos públicos são utilizados, promovendo uma maior transparência e controle social.

Outra utilidade interessante é o acompanhamento de repasses e transferências de recursos federais para estados e municípios. Isso ajuda a entender melhor a distribuição dos recursos e a fiscalizar se estão sendo aplicados corretamente.

Além disso, o portal também disponibiliza informações sobre diárias e passagens pagas a servidores públicos, aumentando a transparência nas despesas governamentais.