Quer queimar gordura rápido? Harvard revela os 4 melhores exercícios para perder peso
Universidade aponta os quatro melhores exercícios para a queima de gordura. Saiba quais são.
Perder peso e melhorar a saúde é a meta de muitas pessoas ao redor do globo. No entanto, todo mundo sabe que não existe uma fórmula mágica para se alcançar essa conquista. O combo alimentação saudável + atividade física costuma, a médio prazo, trazer resultados satisfatórios. Ainda assim, a escolha do exercício certo pode fazer total diferença, com resultados mais rápidos.
Diante disso, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que certas atividades são muito mais eficazes quando o assunto é a perda de calorias. Assim, os estudos trouxeram exercícios perfeitos para a perda de gordura.
4 atividades físicas para perder peso
- Caminhada
A tão subestimada caminhada é, de fato, uma aliada do emagrecimento. Isso porque, além de auxiliar na perda de pesa, fortalece os ossos, controla a pressão arterial e melhora o humor, assim como a memória. Ao contrário do que muita gente pensa, um simples passeio de 15 a 20 minutos, de três a cinco vezes na semana, traz impactos significativos para a saúde.
- Levantamento de peso
O levantamento de peso é ideal para acelerar o metabolismo por meio do aumento da massa muscular. Mas não se esqueça: comece com exercícios que utilizem o peso do próprio corpo e, depois, opte por pesos leves. Isso vai possibilitar o desenvolvimento muscular de forma saudável e minimizando riscos de lesões.
- Natação
É um dos exercícios mais completos por trabalhar praticamente todos os grupos musculares, além de ter pouco impacto para as articulações. O esporte queima calorias, tonifica o corpo e ainda traz relaxamento para o corpo.
- Tai Chi
A arte marcial chinesa é uma boa opção para o controle de peso. Por ser uma prática de baixo impacto, ela é recomendada inclusive para idosos. Ela também contribui para a melhoria do equilíbrio.
Foto: Gorgev/Shutterstock
Atividade física
Antes de escolher a atividade física que mais se enquadra com o seu estilo de vida, lembra-se que é preciso consultar um especialista. Até porque, a orientação de um profissional de saúde garante a adequação da atividade às necessidades e condição física de cada um. Assim é possível ter resultados efetivos, sem abrir mão da segurança física.
Por fim, a prática de uma atividade física vai além da perda de peso. Afinal, ela é capaz de reduzir sintomas de depressão, estresse e de ansiedade ao contribuir para a qualidade do sono e melhora na aprendizagem. Se movimentar regularmente também previne as chances de morte por doenças crônicas, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, trazendo qualidade de vida.