Quem avisa amigo é! Se tiver estes 2 apps no celular, delete-os para o seu bem
Risco à segurança, problema de desempenho e mais: veja porque você deve evitar estes dois apps no seu aparelho.
O mundo virtual é recheado de perigos, inclusive muitos deles estão mais próximos do que imaginamos: nos nossos celulares. Existem certos aplicativos que colocam em risco tanto o desempenho do aparelho quanto a vida útil da bateria do celular. Muitos deles você pode ter instalado e nem faz ideia.
Certos aplicativos podem contar com recursos mais pesados, como aqueles voltados para edição de vídeos ou jogos. O resultado disso é o aumento no calor e no consumo energético que, a longo prazo, podem afetar a durabilidade do dispositivo. Mas não é só com isso que você deve se preocupar quando o assunto é seu telefone.
2 aplicativos que estão detonando com a vida útil do seu celular
Quem nunca baixou um aplicativo, independente da função, que pediu autorização para o microfone, galeria de fotos e localização, que atire a primeira pedra. Apesar de ser algo comum, essa requisição pode esconder um mal que poucos conhecem: o roubo de dados e informações pessoais.
Um exemplo desse tipo de ferramenta é o Fitbit, um aplicativo que opera como um monitor de saúde, coletando dados sobre o usuário, tais como atividade em relação ao sono, frequência cardíaca e fatores ligados à saúde. O problema é que esses dados são enviados para uma nuvem de armazenamento, onde são processados.
Além do risco em relação às informações, o Fitbit também é um aplicativo que exige muito desempenho do celular, principalmente no que se refere ao monitoramento do sono e da frequência cardíaca. Desse modo, a ferramenta pode não ser uma boa alternativa para quem deseja um alto rendimento da bateria, tendo em vista que o aplicativo é campeão em consumo.
Outro aplicativo que entra neste “bolo” é o Skype. Focado em realizar videochamadas, a ferramenta exige muito do aparelho, pois requer câmera e microfone para executar os recursos que o aplicativo oferece. Basta abrir o app para sentir uma queda brusca no desempenho do celular. Portanto, pense duas vezes antes de concordar em ter a ferramenta instalada. A dica é optar por outras alternativas mais leves que cumprem o mesmo papel.
Imagem: Rose Carson/Shutterstock
4 dicas de como aumentar a vida útil da bateria do celular
Se você deseja prolongar a vida útil da bateria do seu celular, confira a seguir uma lista de recomendações feitas por especialistas no assunto:
- Não deixe a bateria do celular com menos de 20% de carga ou mais de 80% na hora de carregar. Isso porque o aparelho vai operar sempre em tensão nominal nesta faixa.
- Não exponha o celular à temperaturas muito altas ou muito baixa. A bateria dos smartphones atuais são feitas de íon de lítio, bastante sensível às variações de temperaturas.
- Tenha atenção ao carregador, sendo o ideal a utilização de peças originais ou de boa qualidade. Carregadores falsificados podem comprometer a vida útil do aparelho.
- Não utilize o celular enquanto ele estiver carregado. Além de atrapalhar a recarga, tornando-a mais lenta, existe o risco de o aparelho esquentar e sofrer de superaquecimento.