Quanto tempo de “vida” resta ao seu celular? Android 15 promete te dar essa resposta

Descubra o impacto do Android15 na durabilidade do seu smartphone e saiba mais sobre essa tecnologia promissora!

Com a chegada do Android 15, uma era nova na gestão da durabilidade dos smartphones se inicia. Novas funcionalidades prometem dar aos usuários um controle sem precedentes sobre a vida útil de seus aparelhos. Diante desse cenário, marcas como Google e Samsung já estão expandindo o suporte de seus dispositivos, oferecendo até sete anos de atualizações para modelos como o Galaxy S24.

Além disso, considerações sobre a disponibilidade de peças e a facilidade de reparo tornam-se mais relevantes do que nunca. Não basta ter um sistema operacional atualizado se o hardware não resistir ao teste do tempo. O Android 15, portanto, surge como uma solução valiosa, introduzindo meios para verificar a saúde do armazenamento interno, uma peça chave na longevidade dos dispositivos móveis.

Vida útil do Android 15

Com o avanço dessas políticas de suporte prolongado, é essencial considerar fatores como a disponibilidade de peças e a facilidade de reparo ao escolher um novo smartphone. Afinal, não adianta ter atualizações por longos períodos se o hardware não acompanhar essa durabilidade.

Foto: rafapress/Shutterstock

No entanto, a realidade está mudando com a chegada do Android 15, que traz uma função muito aguardada: a verificação da vida útil do componente de armazenamento.

Essa informação era até então um mistério para os usuários, que poderão em breve acessar dados precisos sobre a saúde do armazenamento interno por meio de uma nova API.

Novidades no diagnóstico do Android 15

Esse avanço vem por meio do novo aplicativo “Diagnóstico do Dispositivo”, que exibirá a “vida útil restante do dispositivo de armazenamento interno” em percentual. Essa funcionalidade será disponibilizada de maneira diferenciada, dependendo do modelo do dispositivo.

Enquanto alguns smartphones mostrarão essa porcentagem com granularidade de 1%, outros terão uma precisão menor, de 10%. Essa diferenciação indica que nem todos os aparelhos terão acesso a essa métrica detalhada, sendo uma prerrogativa do fabricante habilitar esse suporte.

Limitações e compatibilidade

Apesar dessa novidade, não são todos os dispositivos que serão capazes de exibir a vida útil restante do armazenamento. A API retornará um valor negativo nos aparelhos que não suportam essa funcionalidade, evidenciando que o recurso não é aplicável.

Nos dispositivos Pixel que rodam o Android15, no entanto, essa funcionalidade é totalmente suportada, garantindo que os usuários desses modelos terão acesso às informações precisas sobre a durabilidade do seu armazenamento.