PUGB vai implantar IA para banir jogadores trapaceiros
O foco do banimento está nas contas usadas para trapacear no modo classificado. IA vai ajudar a combater os trapaceiros no jogo.
O desenvolvedor do PUBG, Krafton, revelou sua nova estratégia para lidar com trapaceiros. Em uma nova postagem no blog a empresa disse que bane mais de 100 mil contas diariamente e que a IA vai ajudá-los a controlar esse problema.
“Toda semana, o PUBG: Battlegrounds Anti-Cheat Team identifica e impõe banimentos permanentes em uma média de 60.000 a um máximo de cerca de 100.000 contas envolvidas no uso, distribuição, ou venda de software ilegal.”
Então a pergunta pode ser: por que os jogadores ainda encontram trapaceiros? A Krafton diz que reconhece que “uma abordagem mais abrangente” é necessária e que, embora possa banir contas permanentemente, precisa de uma “solução fundamental” para analisar e rastrear contas que fazem coisas ruins.
Banimento em PUGB
O foco do banimento está nas contas usadas para trapacear no modo classificado. Elas são separadas em duas categorias. A primeira é “contas sequestradas” e a segunda são contas que “exploram o sistema de Nível de Maestria de Sobrevivência”.
A primeira é bastante autoexplicativa, e a Krafton diz que sua análise mostra que cerca de 85% das contas permanentemente banidas foram criadas antes da transição do PUBG para um modelo free-to-play (janeiro de 2022).
Krafton diz que isso não ocorre porque essas contas trapaceiam há muito tempo e acabaram de ser detectadas, mas “simplesmente implica que é altamente provável que os trapaceiros obtiveram as contas de outros jogadores e começaram a usar software ilegal nessas contas adquiridas”.
IA contra Cheats
A equipe antitrapaça do PUBG “iniciou o desenvolvimento de um modelo de aprendizado de máquina que pode aprender as características e padrões de abuso do nível de maestria”.
Começou a ser usado este ano e a Krafton “expandiu e refinou os critérios para detectar jogadores disruptivos” e obteve grande sucesso. “O número de banimentos emitidos contra contas perturbadoras aumentou mais de três vezes em comparação com o período anterior à introdução deste modelo.
Além disso, o processo de monitoramento interno para jogadores/contas suspeitos de perturbação mostrou melhoria contínua, e o número de fornecedores de contas monitorados aumentou diminuiu. Também observamos um aumento nos preços dessas contas.”
Agora, essas são duas verdadeiras medidas de sucesso: os vendedores de trapaças estão descobrindo que é mais difícil produzir essas contas, refletidas nos aumentos de preços, e alguns parecem ter saído completamente do PUBG.
A Krafton’s também construiu um modelo de aprendizado de máquina capaz de detectar contas invadidas e, embora isso não pareça estar em uso há tanto tempo quanto o primeiro, atingiu um estágio “em que podemos verificar a escala e os atributos dessas contas e alavancar esta informação de forma eficaz.” Ele diz que está atualmente trabalhando para melhorar a precisão desse modelo e aplicá-lo a “diversas medidas antitrapaça”.
A postagem termina enfatizando novamente que essas medidas estão “visando a fonte” da trapaça e dizendo aos jogadores para garantir que suas contas estejam seguras, por exemplo, instalando o Steam Guard Mobile Authenticator.