Proibição do TikTok nos EUA: a polêmica do app mais popular do mundo

Montana é o primeiro estado dos EUA a anunciar a proibição total do aplicativo de vídeos virais.

Menos de seis anos após o lançamento nos EUA, o TikTok agora enfrenta um acerto de contas. Depois de acumular mais de 150 milhões de usuários no país, os legisladores agora estão tomando medidas para implementar uma proibição total.

O maior sucesso tecnológico chinês de todos os tempos nos EUA é acusado de manipular mal os dados do usuário e exercer muita influência sobre os americanos, com Montana se tornando o primeiro estado a assinar uma lei que torna ilegal a operação do TikTok a partir de janeiro de 2024.

Os temores em torno da segurança nacional foram combatidos com questões sobre censura, com a Electronic Frontier Foundation descrevendo a perspectiva de uma proibição como uma “semente de genuína preocupação com a segurança envolta em uma espessa camada de censura”.

O grupo de liberdades digitais dos EUA convocou as pessoas a “resistir a um poder governamental de proibir um meio popular de comunicação e expressão”, enquanto o FBI afirma que os laços do estado chinês com a controladora ByteDance podem permitir que o aplicativo “manipule conteúdo” para espalhar propaganda prejudicial.

Os EUA não são o primeiro grande mercado a considerar a proibição total da plataforma de mídia social, com a Índia proibindo totalmente o TikTok em 2020. Outros países e áreas, incluindo a UE, adotaram proibições parciais.

Onde o TikTok é banido?

Várias proibições federais e estaduais do TikTok já estão em vigor nos EUA, proibindo funcionários do governo e militares de usar o aplicativo em dispositivos oficiais.

Isso fez pouco para conter seu crescimento nos EUA, com o TikTok provando ser o aplicativo mais popular tanto na América quanto no mundo no ano passado, com 672 milhões de downloads no total.

Isso ajudou a elevar o número total de usuários do TikTok em todo o mundo para mais de 1,5 bilhão, com apenas a proibição da Índia há quase três anos desacelerando ligeiramente seu crescimento – mas apenas temporariamente.

Apesar dos avisos em torno do TikTok, o aplicativo é visto positivamente pela maioria dos usuários jovens, o que pode fazer com que o governo Biden hesite em ordenar uma proibição total, visto que a demografia mais jovem normalmente tende a votar nos democratas.

Defesa

O CEO da TikTok, Shou Zi Chew, defendeu o aplicativo e suas intenções quando compareceu ao Congresso no início deste ano.

O ex-estagiário do Facebook minimizou os laços com o governo chinês enquanto tentava convencer os membros do Congresso de que o aplicativo é seguro para usuários dos EUA e não representa ameaça à segurança nacional.

Depois que Montana sancionou a proibição do TikTok em lei em 17 de maio de 2023, um porta-voz do TikTok disse que a empresa “trabalharia para defender os direitos de nossos usuários” em todas as regiões.

você pode gostar também