Problema resolvido: agora você já pode copiar e colar imagens no WhatsApp!

Após instabilidades para executar a função no WhatsApp Web, empresa desenvolve correção e traz melhorias ao serviço.

Principalmente ao usar o navegador Firefox, muitas pessoas estavam enfrentando problemas para copiar e colar textos e imagens no WhatsApp Web.

A situação afetava um número significativo de usuários, complicando o uso eficiente da plataforma. Depois de ter apresentado uma solução temporária para a cópia de textos, que não se aplicava às imagens, o WhatsApp trabalha na correção do problema.

Copiar e colar

Para quem ainda está com dificuldade de copiar ou colar textos no aplicativo de mensagens, há uma solução alternativa que envolve abrir o Console da Web, escrever document.execCommand(“copy”) e apertar Enter para copiar o texto selecionado.

Entretanto, tal solução não funciona quando se trata de imagens, e então o usuário pode tentar uma série de soluções para verificar se o WhatsApp volta a permitir a cópia.

• Deslogar e logar novamente no WhatsApp Web;
  • Verifique a funcionalidade da área de transferência;
  • Executar ou solucionar problemas do teclado;
  • Verifique se o texto pode ser copiado do site de origem.

Outra solução é tentar usar o WhatsApp Web por meio de outro navegador.

Atualização

A boa notícia é que esse problema parece estar com os dias contados: a mais recente atualização do WhatsApp modifica um recurso que permite enviar mensagens em alta definição, oferecendo duas resoluções para as imagens. O usuário poderá escolher entre qualidade padrão (1,5 a 4 megapixels) e qualidade HD (9 a 16 megapixels).

A funcionalidade, por usar o padrão “JPEG progressivo”, possibilita a transmissão de diferentes níveis de qualidade em uma única imagem ou até mesmo preserva a qualidade original da foto. As fotos em alta resolução receberão em sua miniatura um rótulo escrito HD.

Como ter acesso à funcionalidade

O primeiro passo é se certificar de que o aplicativo está atualizado, pois só assim será possível acessar o novo recurso.

Feito isso, sempre que quiser enviar imagens em alta resolução, selecione a opção HD para compartilhar a imagem. Aqueles que utilizam a versão Web não precisam se preocupar, pois essa versão sempre recebe as atualizações de forma automática.

A atualização está disponível tanto para o sistema operacional iOS quanto para Android. Com ela, os destinatários também poderão baixar as imagens em alta resolução ou na versão padrão, atendendo às necessidades individuais dos usuários.

Impacto da solução para os usuários

Não se pode ignorar que a possibilidade de copiar e colar imagens, principalmente em alta resolução, traz efeitos significativos aos usuários, uma vez que influencia diretamente a experiência de uso a partir de fatores como:

1. Uso de Dados e Conexão à Internet É preciso lembrar que imagens em qualidade HD precisam de mais dados para serem enviadas, o que pode gerar um problema para quem tem planos de dados limitados ou mesmo acesso a conexões mais instáveis.
    2. ArmazenamentoIgualmente, o armazenamento de imagens em HD também exige mais espaço no dispositivo, o que pode desagradar os usuários com pouco espaço de armazenamento.

Como copiar e colar imagens

No iOS:

• Abra o WhatsApp e selecione uma conversa;
  • Toque e segure uma imagem na conversa.
  • Aperte o botão ‘Compartilhar’e, em seguida, escolha a opção ‘Copiar Foto’;
  • Vá para o chat ou aplicativo desejado onde você deseja colar a imagem;
  • Aí é só tocar e segurar no campo de texto e, por fim, apertar em ‘Colar’.

Para Android:

• Abra o aplicativo WhatsApp e selecione uma conversa;
  • Toque e segure uma imagem na conversa;
  • Vá ao botão ‘Copiar’ na barra superior e depois para o chat ou aplicativo onde você deseja colar a imagem;
  • Toque e segure no campo de texto;
  • Clique na opção ‘Colar’.