Só falta explodir! Por que o carregador fica quente quando está na tomada?

Já reparou que o carregador do celular fica quente quando está na tomada? Existe uma explicação para isso.

O celular não é o único item básico que todo mundo leva para qualquer lugar. O carregador também é peça-chave aos que querem sobreviver no mundo tecnológico de hoje. Ficar sem ele pode ser o pesadelo para muitas pessoas, principalmente aquelas que amam estar conectadas o tempo todo.

Leia mais: Péssima notícia: 5 celulares Samsung NÃO receberão atualização para Android 14

Atualmente, existem diferentes tipos de carregadores, com fio, sem fio, com entrada USB-C e outros. Ao final, o objetivo de todos é um só: fornecer energia à bateria do dispositivo. Especialistas recomendam utilizar modelos compatíveis aos aparelhos, assim como observar a potência do carregador, medida em watts, para evitar que ele estrague rápido.

Item essencial, você já percebeu que o carregador fica quente quando você carrega o celular? Se sim, saiba que exista uma explicação para isso.

Por que o carregador esquenta quando damos carga ao celular?

A resposta para isso é bem simples! A “batatinha do carregador”, apelido carinhoso dado à fonte de alimentação do celular, passa por um processo de aquecimento por culpa da conversão da corrente.

Entendamos: a fonte de alimentação do carregador recebe a corrente da tomada em 110 ou 220 volts. O papel da “batatinha” é converter esse valor para 5 volts, carga ideal para carregar o celular.

Durante o processo de conversão, parte da energia elétrica existente ali acaba se transformando em calor, gerando aquecimento do dispositivo. Portanto, quando pegamos no carregador para tirá-lo da tomada, sentimos que ele está mais quente que o normal.

O que fazer para o carregador não esquentar demais?

Especialistas em tecnologia aconselham deixar o celular carregando em locais arejados para evitar o superaquecimento. Espaços muito apertados acumulam calor, o que faz a “batatinha” esquentar além do recomendando. Por isso, todo cuidado é pouco!

você pode gostar também