Por que a Microsoft quer comprar a Activision Blizzard?
Por que a proposta de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft é tão controversa.
A aquisição da Activision pela Microsoft agora parece mais provável de acontecer. Um juiz americano vetou a tentativa da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) de bloquear o acordo.
Enquanto a FTC lançou um apelo, a Autoridade de Mercados e Concorrência do Reino Unido interrompeu sua própria batalha legal.
O drama está se desenrolando há algum tempo, com a Microsoft anunciando originalmente seus planos de comprar a Activision Blizzard, por US$ 68,7 bilhões em janeiro de 2022.
É um valor significativamente maior do que os US$ 7,5 bilhões pagos pela Bethesda Gameworks dois anos antes. A proposta provocou a ira da Sony, rival do console da Microsoft.
Quais jogos a Activision Blizzard faz?
O trunfo é Call of Duty ou ‘CoD’. O jogo militar de tiro em primeira pessoa é um dos jogos mais populares do planeta. Além disso, sempre causa grande entusiasmo quando um novo jogo é lançado.
Mas tanto a Activision quanto a Blizzard estão no mercado há décadas e têm muitas franquias amadas além de CoD. Warcraft, Overwatch e até Candy Crush pertencem a empresa.
Activision
- Call of Duty
- Crash Bandicoot
- Spyro
- Tony Hawk’s Pro Skater
- Prototype
- Hero (Guitar Hero, DJ Hero, Band Hero)
- Candy Crush
Blizzard
- Warcraft
- Diablo
- Overwatch
- Starcraft
- Hearthstone
Estes são apenas os jogadores principais. Há muitas franquias que podem ser revividos: pense em King’s Quest, Blur, Gabriel Knight, True Crime e Gun.
Por que a Microsoft quer a Activision Blizzard?
Embora conhecida exclusivamente por software para computadores domésticos (Windows, Office, Outlook, Word, etc.), a Microsoft agora tem alcance em muitas coisas.
Isso seria motivo suficiente para tentar comprar uma das maiores editoras do mundo. Os jogos exclusivos muitas vezes ajudam a decidir guerras de console. Atualmente, a Microsoft trava uma batalha perdida contra o PlayStation 5 da Sony.
Mas ter franquias populares como Call of Duty, Overwatch e Warcraft como parte da Microsoft é especialmente significativo devido à empresa apostar muito no Game Pass – seu ‘Netflix de jogos’.