Piratear de forma segura? Microsoft Copilot é capaz de ensinar os caminhos
Inteligência Artificial generativa da Microsoft aponta como baixar conteúdos sem se expor a golpes e vírus.
Por mais fora da realidade que pareça, a Inteligência Artificial generativa de pesquisa da Microsoft pode apontar caminhos para que os usuários pirateiem conteúdos com segurança. Isso porque, ao perguntar ao Microsoft Copilot sobre a temática, o usuário pode obter respostas sobre como acessar sites proxy, usar VPNs para “se esconder” ao baixar torrents e até mesmo entender por que esse tipo de serviço é recomendado.
Os relatos dessas respostas da IA generativa surgiram no Reddit. No entanto, vale destacar que a ferramenta só oferece essas respostas quando está no estilo balanceado e conversador de conversa. O Copilot não responde a essas perguntas quando está no estilo criativo.
Uso de VPNs para torrents
Ao realizar pesquisas relacionadas ao uso de programas e aplicativos piratas, entre as sugestões de perguntas do Copilot, aparece a opção de baixar torrents com VPN, ao mesmo tempo em que se mantém seguro. A IA generativa explica que usar esse serviço é fundamental para a privacidade, bem como para evitar problemas legais.
Mesmo oferecendo o passo a passo para piratear, o Copilot faz questão de relembrar o usuário de que baixar conteúdos com direitos autorais é ilegal. Diante dessa situação, a Microsoft pode limitar a resposta ou até mesmo bloquear o tema do aplicativo, como já acontece ao usar o estilo Criativo de conversa.
Por outro lado, é justamente essa brecha que pode ser considerada uma vantagem sobre o Gemini, a IA do Google, uma vez que ela não responde nada acerca de proxies e mirrors.
Além de oferecer os caminhos para a pirataria, o Copilot também indica que o uso de VPNs permite o acesso a sites bloqueados no país. A ação é válida tanto para bibliotecas e buscas de torrents quanto para outras páginas com acesso restrito pelas provedoras de internet que atuam no Brasil.
Torrents e VPNs do bem
Apesar de os caminhos apontados pelo Copilot permitirem que as pessoas usem as informações para a pirataria, é importante lembrar que tecnologias como o Torrent e a VPN podem ser úteis para pessoas que vivem em ditaduras, países alvo de sanções ou menos desenvolvidos. É por meio delas que pessoas sob essas condições conseguem acessar mídias independentes em áreas com censura.
É o caso, por exemplo, da Rússia. Apesar de o país proibir a utilização de VPNs, o sistema é usado pelo governo para burlar sanções.
A mesma tecnologia também está a serviço da população para conseguir acessar sites banidos pelo governo russo, como é o caso do Instagram, ou até mesmo para assistir a filmes internacionais após o início da guerra com a Ucrânia. Isso se deve ao fato de que, diante do cenário, alguns estúdios não estão mais licenciando seus filmes para a Rússia.