Pense 2 vezes se você dorme com o celular na tomada à noite: ISSO pode acontecer
Por mais que seja uma prática comum, existem alguns riscos envolvendo o hábito de carregar o celular a noite toda. Saiba quais são eles.
O celular é um dispositivo essencial no cotidiano, pois ele carrega diversas funcionalidades que ditam nossos dias. A importância é tanta que muitos costumam dormir e acordar com ele do lado. Do mesmo modo, em todos os lugares que vamos sair, costumamos levá-lo.
Evidentemente, pelo seu uso ser tão constante, também precisamos carregar com maior frequência. Nesse sentido, um dos hábitos mais comuns por parte dos consumidores é o de deixar o celular carregando enquanto eles dormem. Assim, quando eles acordarem, a carga estará em 100%. Afinal, esse hábito é saudável?
Carregar o celular durante a noite: aliado ou vilão?
Indo direto ao ponto, não é recomendado que os usuários deixem o celular carregando durante o período da noite. Alguns motivos se destacam. Conheça mais sobre eles e busque evitar esse hábito que pode estar danificando sua bateria.
Desgaste da bateria
Primeiramente, os celulares modernos carregam baterias de íons de lítio, que geralmente não demoram mais de duas horas para serem carregadas. Assim sendo, deixar o celular carregando durante toda a noite, pode acelerar o envelhecimento da bateria.
Afinal, é um período significativamente mais longo do que o necessário para uma carga completa. Isso prejudica o desempenho geral da bateria e sua capacidade de manter a carga por mais tempo.
Existe algum risco maior?
Por mais que a tecnologia dos carregadores originais reduza os riscos de perigos maiores, como incêndios, devido a seus mecanismos de segurança que impedem a continuação do carregamento após atingir 100%, ainda existe o risco de superaquecimento.
Atente-se nesse detalhe para garantir uma experiência confortável com o seu aparelho. O superaquecimento costuma causar lentidão no uso do aparelho e funções básicas podem travar. Desse modo, a bateria geralmente é consumida com maior rapidez.
Sobretudo, caso você perceba o seu celular muito quente, consulte um especialista para ele verificar a saúde da sua bateria. Ademais, tenha sempre o carregador original por perto e evite fazer o carregamento em lugares quentes. Esses hábitos, quando não são seguidos, podem piorar a questão do superaquecimento do aparelho.
Qual é a recomendação, então?
Seguindo na mesma linha da tecnologia, diversos celulares acompanham funções que impedem que ele seja carregado além dos 80%. Ou seja, isso quer dizer que as fabricantes dos celulares estão conscientes das práticas recomendadas. Você pode checar esse recurso nas configurações.
Por fim, busque sempre carregar a bateria do seu celular até a faixa dos 80% e evite deixá-lá cair abaixo de 20%. Acima de tudo, esse hábito protege os ciclos de carga da sua bateria.