Para qualquer idade: Harvard indica os 5 melhores exercícios para deixar o sedentarismo de lado
Universidade lista exercícios com benefícios imediados e que podem ser feitos até por quem tem dificuldade de se dedicar a uma atividade física.
A ciência já comprovou diversas vezes que fazer uma atividade física é fundamental para uma vida saudável. Ainda assim, muita gente não encontra tempo, acaba deixando para depois ou mesmo acha que já passou da idade de se dedicar a um esporte.
Como se movimentar é preciso, a Universidade de Harvard lançou uma lista de atividades que trazem benefícios imediatos para qualquer tipo de pessoa. Elas são ótimas, independentemente da idade ou mesmo do condicionamento físico.
Além de ajudarem no controle do peso, elas melhoram o equilíbrio e fortalecem o corpo. Tais resultados são fundamentais para se envelhecer com qualidade de vida.
Confira a lista completa de exercícios indicados por Harvard
1- Alongamento de quadril
Esse tipo de exercício é fundamental para manter a autonomia e também para fortalecer os músculos do assoalho pélvico. Eles são responsáveis, por exemplo, pela sustentação da bexiga. O alongamento constante evita o aparecimento de incontinências.
2- Tai chi chuan
Focada na combinação de movimento e meditação, a arte marcial chinesa também está na lista de Harvard. Isso ocorre porque a prática envolve uma série de movimentos que evoluem de forma lenta, indo de níveis mais simples a mais avançados. Desta forma, o Tai chi chuan é adequado para todas as idades, independentemente do condicionamento físico.
Especialmente no caso dos idosos, a prática, por também contribuir para o equilíbrio, é uma excelente opção.
3- Natação
Esta é a escolha perfeita para quem busca uma atividade completa: ela queima calorias, fortalece a musculatura e alivia a tensão nas articulações. Como resultado, é um esporte que aumenta a mobilidade.
Além disso, a escolha é ótima para pessoas que possuem doenças como artrite, uma vez que exige menor sustentação de peso. Na mesma linha, também está a hidroginástica. Apesar de ter menos impacto durante o exercício, os benefícios são bem semelhantes.
4- Musculação
Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação pode ser adequada para pessoas de qualquer idade. Aqui, o foco não precisa ser ganhar músculos ou se tornar um fisiculturista.
A atividade física pode ter basicamente o objetivo de não perder a força com o passar dos anos. Para que a musculação seja adequada à sua realidade física, treine com o acompanhamento de um profissional de educação física e nunca levante mais peso do que o seu corpo suporta.
5- Caminhada
Quem acha que caminhar é um exercício simples, não tem ideia do quão poderosa a prática é. Além de ajudar a manter a forma, contribui para o controle do colesterol e diminuição de doenças cardíacas.
Para começar, 10 a 15 minutos de caminhada, em dias alternados, já é o suficiente. Com o passar do tempo, aumente a distância e a frequência da prática esportiva.