Olha o mico! O WhatsApp denuncia quando você tira prints?

Entenda como um recurso do WhatsApp impede que outras pessoas tirem prints da sua mídia.

As capturas de tela, mais popularmente conhecidas como prints, são um recurso multifuncional que permite aos usuários guardar não só conteúdos de interesse presentes em conversas, mas também informações úteis que podem servir como exemplos. Ilustrando, as pessoas podem explicar um erro que estão enfrentando ao anexar um print.

Além disso, as capturas de tela também são usados quando alguém deseja relatar sua experiência em uma conversa, seja ela positiva ou negativa, e compartilhá-la em outra rede social. Nesses casos, a pessoa pode optar por gravar a tela inteira ou tirar diversos prints da interação. No entanto, é importante estar ciente das questões de privacidade envolvidas nesse processo.

O que você precisa estar ciente sobre os prints no WhatsApp:

Imagine a situação em que você confia em alguém, compartilhando algo particular em uma conversa privada, apenas para descobrir que essa pessoa decidiu fazer uma captura de tela. Esse simples ato permite o compartilhamento da sua interação com outros contatos.

Se uma pessoa não fez nada de errado durante a conversa, ela pode se sentir constrangida ao descobrir que sua interação foi compartilhada sem autorização. Por outro lado, em situações negativas, como denúncias, o compartilhamento de prints verídicos pode desempenhar um papel primordial.

Vale ressaltar que o WhatsApp não notifica os usuários quando uma captura de tela é realizada. Contudo, existe um recurso que pode garantir mais privacidade, especialmente em conversas mais pessoais neste mensageiro.

Visualizações únicas no WhatsApp: saiba como fazer

A visualização única no WhatsApp é um recurso que permite aos usuários ver uma mídia apenas uma vez. Ou seja, após uma pessoa fechar a mídia, ela não poderá ser aberta novamente.

Além disso, esse recurso não permite que os usuários tirem capturas de tela, aumentando assim a privacidade das conversas.

Para ativar o recurso, siga o passo a passo:

• Abra uma conversa individual ou um grupo;
  • Escolha uma foto ou vídeo, clicando no ícone na forma de um clipe;
  • Escolhe a imagem que você pretende anexar na galeria;
  • No canto, há um ícone com o número 1. Clique nele e você ativará a visualização única;
  • Envie.

Outras funções de privacidade

Ainda no mensageiro, é possível limitar quem pode visualizar seus status, foto de perfil e o “visto pela última vez”. Você pode controlar todas essas permissões nas abas de privacidade do WhatsApp.

A confirmação de leitura também pode ser ajustada. Tenha em mente que, se você desativar a confirmação de leitura, não será mais possível saber quem visualizou sua mensagem em conversas individuais, nem quem viu seus status.