O que são os gerenciadores de senha e como eles funcionam?

Alguns até geram senhas duplicadas com o intuito de confundir os ladrões de dados.

Diante da infinidade de senhas e logins que precisamos decorar no dia a dia, nada mais útil do que um gerenciador de senha. Eles são aplicativos usados no computador ou celular para guardar as chaves de acesso do usuário por meio de criptografia.

Leia mais: Como descobrir a senha do Wi-Fi que você já se conectou

O objetivo é evitar que o usuário tenha que se lembrar de cada acesso de login ao acessar um site diferente. Porém, essa funcionalidade gera desconfiança em muitas pessoas, que acreditam estar vulneráveis quando o celular ou computador gravam uma senha de acesso.

O que são os gerenciadores de senha?

Em suma, os gerenciadores de senha são aplicativos disponíveis em celulares e computadores com capacidade de armazenar um grande volume de chaves de acesso, ao passo que garantem a segurança dos dados.

O serviço é uma boa alternativa para quem possui muitas redes sociais, cadastros em muitos sites ou diferentes endereços de e-mail. Ao baixar o aplicativo no dispositivo, será preciso cadastrar o e-mail e uma senha-mestra forte. Com ele, todas as informações de login ficam a salvo.

No geral, a senha-mestra é a forma mais rápida de acessar as informações de login, protegidos por distintas formas de criptografia, desde simétrica e assimétrica, além da já conhecida autenticação de dois fatores. Tudo para evitar que terceiros invadam o perfil.

Como funciona o gerenciador de senhas?

Feito o cadastro no gerenciador, tem início o processo de sincronização com os aplicativos ou sites que você deseja salvar os dados de login. Desse modo, sempre que você acessar as plataformas, o gerenciador sugerirá o login automático conforme as chaves de acesso salvas previamente.

Um ponto importante que precisa ser mencionado é que cada gerenciador possui suas próprias especificidades. Isso quer dizer que certos aplicativos podem disponibilizar a função de salvar os dados em uma nuvem, por exemplo, que permite o usuário levá-lo para qualquer lugar. Alguns até geram senhas duplicadas, cujo propósito é confundir criminosos que queiram invadir a conta.

Há risco de o gerenciador ser hackeado?

Infelizmente, a resposta é sim. Na realidade, dificilmente um sistema é 100% seguro. Porém, é preciso dizer que as ferramentas de segurança dos gerenciadores de senha costumam ser eficientes, muitas vezes mais seguros que sites que acessamos todos os dias. Além disso, a criptografia e a senha-mestra são ótimos recursos de proteção de dados.

Portanto, a decisão é individual a respeito da decisão de ter um gerenciador de senha. Tudo vai depender da necessidade do usuário. Geralmente quem trabalha em locais com arquivos confidenciais costuma ter um gerenciador de senha para garantir a segurança dos dados.

Por último, o gerenciador de senhas pode ser muito conveniente para quem não é bom de memória e possui cadastros em muitos sites e redes sociais.

você pode gostar também