O que é NFC no celular? Confira se seu dispositivo tem e aprenda a usar essa tecnologia
Tecnologia está presente em diversos celulares tanto com sistema operacional iOS quanto Android.
Near Field Communication (NFC). Ou, em tradução livre, “Comunicação de Campo Próximo”. O nome, que parece complicado, na verdade é uma tecnologia de comunicação sem fio que está presente em muitos smartphones, sejam eles Android ou iOS.
Apesar de ser uma sigla pouco conhecida, ela tem um uso recorrente para muitos: permitir pagamentos por aproximação, dentre outras funções. Seu funcionamento se diferencia do Bluetooth e do Wi-Fi, uma vez que é necessário existir uma proximidade entre os dois dispositivos de, no máximo, 10 cm.
Nos smartphones, por exemplo, a funcionalidade do NFC é a de emissão e recebimento de dados. No caso da Apple, modelos a partir do iPhone 6 trazem a tecnologia. Aparelhos de outras marcas, como Motorola, Samsung e Xiaomi, também suportam a funcionalidade. Vale ressaltar, inclusive, que o NFC é tido como seguro, uma vez que sua operação depende de curtas distâncias, evitando assim intrusos na conexão.
Já quando se trata dos tipos, o NFC nos dispositivos pode ser ativo ou passivo. No caso dos ativos, há uma fonte de energia própria para enviar ou receber informações (celulares, terminais de pagamento etc.). Por outro lado, os passivos precisam de um chip ativo próximo para obter energia e, assim, transmitir dados, como os cartões de crédito, por exemplo.
Pagamentos e outras aplicações
A utilidade do NFC no celular é basicamente a liberação de meios de pagamentos digitais, por meio da Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay, por exemplo. Nesses casos, os telefones com o chip NFC conseguem substituir o cartão de crédito para fazer compras em estabelecimentos com máquinas compatíveis.
Mas engana-se quem acha que o NFC é estritamente para funções de pagamento. Ele permite, por exemplo, a transferência de pequenas quantidades de dados entre dois aparelhos, independentemente do modelo. Assim, é possível trocar contatos, links, senhas de Wi-Fi e mensagens curtas.
Em combinação com o Bluetooth, a tecnologia também pode executar pareamento automático e iniciar a transferência de arquivos maiores, como fotos e vídeos.
Como saber se o celular tem NFC
Para descobrir se o seu smartphone tem suporte para NFC, é preciso ir até as configurações do aparelho. No caso do Android, vá em “Configurações” e procure o menu “Dispositivos conectados”. O próximo passo é clicar em “Preferências de conexão” e verificar se a opção NFC está disponível.
Também é possível acessar o site da fabricante e, por meio de uma busca pelo modelo do aparelho, consultar a ficha técnica para verificar se o termo NFC consta por lá.
Já quando se trata do iPhone, você pode fazer essa busca de modelo pelo site da Apple. Lá estão todas as especificações para confirmar a presença do NFC. Mas, de maneira geral, aparelhos lançados após o iPhone 6 possuem a tecnologia. No entanto, ela vem ativada de fábrica apenas nos modelos a partir do iPhone X.
Além dos celulares, equipamentos como máquinas de cartão, caixas eletrônicos, terminais de pagamento de transporte público, bem como fechaduras digitais e smartwatches, possuem a tecnologia disponível.