O iPhone 16 será assim? Vazamento aponta design inspirado nos modelos X e 11

Saiba os detalhes do novo vazamento que sugere um design híbrido para o iPhone 16, mesclando elementos do iPhone X e do iPhone 11.

Imagens de mockups recentemente vazadas sugerem que o próximo lançamento da Apple, o iPhone 16, poderá apresentar um design que mescla elementos de modelos anteriores, especificamente do iPhone X e do iPhone 11. As fotos das maquetes, geralmente utilizadas por fabricantes de acessórios, revelam que tanto o iPhone 16 quanto o iPhone 16 Plus possuirão câmeras dispostas verticalmente. Essa não é a primeira vez que surgem rumores sobre mudanças no design dos iPhones não-Pro.

Nesse sentido, o potencial novo visual parece combinar características do iPhone X, lançado em 2017, e do iPhone 11. Assim como no modelo de 2017, as câmeras apresentam um formato de ilha em forma de pílula. Contudo, o flash foi deslocado para a parte direita, em consonância com o posicionamento no iPhone 11, mas separado do conjunto das lentes.

O suposto mockup do aparelho (Foto: MajinBuOfficial / X)

Como será o iPhone 16?

Rumores sobre o iPhone 16 e seu novo design circulam desde 2023. Naquele ano, o site MacRumors divulgou informações sugerindo que a Apple estava considerando duas abordagens para a disposição das câmeras: uma inspirada no iPhone X e outra no iPhone 11. Ao que tudo indica, a empresa optou por um meio-termo.

As lentes continuarão projetadas para fora da traseira, mas adotarão a forma de pílula do iPhone X, enquanto a elevação quadrada do iPhone 11 permanecerá presente no iPhone 16 Pro. O flash parece estar nivelado com a parte traseira, posicionado separadamente das câmeras. Sua localização lateral é idêntica à do iPhone 11.

Em contrapartida, os últimos vazamentos indicam que o iPhone 16 Pro e o 16 Pro Max não sofrerão alterações visuais. É importante ressaltar que tais informações são apenas rumores, e o design final de toda a linha pode divergir.

No entanto, experiências passadas demonstram que esses vazamentos de mockups utilizados por fabricantes de acessórios antecipam frequentemente com precisão os lançamentos oficiais dos dispositivos – como foi o caso do iPhone 15.

Primeira alteração em 3 anos

Caso o novo visual seja confirmado, a Apple estará promovendo a primeira mudança no design da linha não-Pro em três anos. Em 2021, a empresa lançou o iPhone 13 e o iPhone 13 Mini (este último agora descontinuado) com a configuração de câmeras que se mantém até hoje, dispostas diagonalmente.

Para muitos observadores do mercado de smartphones, essa potencial alteração de design representa o reconhecimento por parte da Apple de que a estética introduzida pelo iPhone X e mantida no iPhone 11 foi uma escolha acertada para a linha.