Novas atualizações chegam ao WhatsApp; veja o que você precisa saber para não ficar de fora

Agora será possível, por exemplo, selecionar mais pontos de uma conversa para fixar dentro da ferramenta. Saiba outras novidades.

O WhatsApp anunciou uma atualização que contempla uma novidade muito aguardada pelos usuários. Agora será possível fixar até três mensagens diferentes dentro de uma mesma conversa.

Em uma atualização anterior, que ocorreu em dezembro do ano passado, o aplicativo de mensagens permitia a fixação de apenas uma mensagem por vez. A novidade já está disponível para todos os usuários da ferramenta.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, foi o responsável pelo anúncio oficial da funcionalidade por meio do canal oficial do WhatsApp no próprio aplicativo de mensagens.

Atualização

A partir desta atualização, ao fixar mais de uma mensagem, elas passam a ser exibidas em uma espécie de banner na parte superior da conversa. Ao clicar nesta área, o usuário recebe acesso às postagens em destaque.

Também é possível escolher o tempo de fixação de uma mensagem. Ou seja, ela pode ficar em destaque por 24 horas, 7 dias ou mesmo 30 dias, conforme a escolha do usuário. É bom lembrar também que, caso haja mais de uma mensagem fixada, o banner trará a indicação do número total de mensagens fixadas, mas exibirá sempre a mais recente.

Como fixar mensagens

O processo de fixar mensagens dentro de uma conversa varia de acordo com o dispositivo. No caso do Android, é preciso clicar e segurar a mensagem desejada para, então, selecionar a opção “Fixar”. Em seguida, também é necessário escolher o período desejado da ação.

Já no iPhone, o procedimento é semelhante, mas também é preciso clicar no ícone “Mais opções” e depois em “Fixar”. Por fim, se o usuário desejar fixar uma mensagem a partir do WhatsApp Web, é necessário selecioná-la e clicar no ícone de menu correspondente.

Agora, se você deseja desafixar uma mensagem, é só seguir um processo similar ao de fixação, mas após clicar e segurar a mensagem fixada, clique em “Desafixar”. No entanto, a prática só é necessária se você desejar retirar aquela mensagem do destaque antes do tempo previamente estipulado. Isso porque, após o período selecionado, a mensagem é desafixada automaticamente.

Grupos

No caso dos grupos, os administradores têm total controle sobre quem pode ou não fixar mensagens. No Android, basta ir às configurações do grupo e ativar ou desativar a função. O mesmo vale para o iPhone e também para o WhatsApp Web. Lá, é possível definir se todos os membros ou apenas os administradores poderão fazer uso da funcionalidade.

Em grupos nos quais a prática é permitida a todos, o WhatsApp exibirá uma notificação que, além de informar a ação, mostra quem foi o participante que fixou o conteúdo.

Entretanto, é preciso ficar atento: pessoas que entraram no grupo após a fixação de mensagens não conseguirão visualizá-las. O mesmo ocorre com pessoas que apagaram o histórico de mensagens antes de algum conteúdo ser fixado.