Nova IA pode detectar insuficiência cardíaca em exame oftalmológico
A ferramenta de IA chamada RETFound observa exames de retina para avaliar se há alguma anormalidade, que pode então ser usada para diagnosticar doenças.
A inteligência artificial (IA) está revolucionando todos os espaços, do corporativo ao médico. Ela está auxiliando os humanos no gerenciamento do trabalho e fornecendo mais informações analíticas.
Em mais um avanço em torno da inteligência artificial, os cientistas desenvolveram uma ferramenta de IA que é capaz de diagnosticar e prever o risco de desenvolver múltiplas doenças, incluindo insuficiência cardíaca.
Chamada RETFound, esta ferramenta alimentada por IA pode diagnosticar e prever o risco de desenvolver uma série de enfermidades. Desde doenças oculares a insuficiência cardíaca e doença de Parkinson. Tudo através da análise de imagens da retina dos indivíduos.
De acordo com o artigo publicado na Nature.com – um jornal semanal internacional, o RETFound é treinado usando o inovador método de aprendizagem autossupervisionado.
Além disso, não foi necessário que os pesquisadores rotulassem manualmente cada uma das 1,6 milhão de imagens da retina usadas para treinamento. O método tornou o RETFound ainda mais eficiente e econômico para desenvolver ferramentas de IA para diagnóstico médico.
IA é treinada usando dados médicos
Semelhante à forma como o ChatGPT e outros modelos de linguagem grande aprendem a prever a próxima palavra em uma frase com base no contexto das palavras anteriores, o RETFound passa por um vasto conjunto de dados de fotografias da retina para digitalizar e prever partes faltantes de imagens com precisão.
Explicando mais sobre RETFound Pearse Keane, oftalmologista do Moorfields Eye Hospital NHS Foundation Trust em Londres, que também foi coautor do artigo, disse:
“Ao longo de milhões de imagens, o modelo de alguma forma aprende como é a aparência de uma retina e quais são todas as características de uma retina são.” Esse conhecimento, explicou, serve de base ao modelo, categorizando-o como um modelo de base versátil que pode ser customizado para uma ampla gama de aplicações.
Exames de retina
O artigo esclarece mais como o RETFound usa exames de retina para obter informações sobre a saúde cardiovascular de uma pessoa. Explica que a singularidade das retinas reside na sua capacidade de fornecer uma visão direta dos menores vasos sanguíneos do corpo, formando uma rede capilar complexa. Isto significa que condições que afetam todo o sistema circulatório, como a hipertensão, podem ser observadas diretamente através de imagens da retina.
Além disso, as retinas também compartilham semelhanças com o sistema nervoso central, assemelhando-se ao cérebro em alguns aspectos. Essa semelhança permite que imagens da retina sejam usadas para avaliar o tecido neural. No entanto, a interpretação destas verificações muitas vezes requer conhecimentos especializados, e é aí que entra a IA.
A ferramenta RETFound, alimentada por IA, já aprendeu como deveria ser uma retina normal a partir de dados não rotulados. Assim, usando esses dados, ele pode analisar exames de retina para avaliar se há alguma anormalidade, que pode então ser usada para diagnosticar doenças.
Os cientistas observam que, embora o desempenho da ferramenta de IA seja impressionante, especialmente na detecção de doenças oculares como a retinopatia diabética. Para prever doenças sistêmicas, como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e Parkinson, embora seu desempenho não seja perfeito, ainda supera muitos outros modelos de IA. No entanto, ele se tornará mais preciso com o tempo e os dados.