Ninguém desliga o wi-fi do celular ao sair de casa e isso é um perigo
Sair sem o celular de casa parece algo impossível, mas deixar o wi-fi ligado pode colocar sua privacidade em risco. Veja o porquê.
O celular tornou-se uma parte do ser humano, mais precisamente uma extensão do nosso cérebro. Com ele, podemos realizar diversas tarefas com apenas um simples toque na tela do dispositivo. Essa “dependência” faz com que tenhamos de levar o aparelho conosco mesmo fora de casa, o que pode representar um grande perigo se você não desligar a conexão wi-fi.
Você não leu errado. Apesar de o celular ser uma ferramenta indispensável para a maioria das pessoas, eles também são verdadeiras ameaças à privacidade em razão de hábitos que parecem bobos, mas que escondem um grande risco. Quem nunca saiu de casa e não desligou a conexão wi-fi que atire a primeira pedra.
Essa conexão automática sem fio, diferente dos dados móveis, esconde algo que nem todo mundo sabe, mas todos deveriam para não passar sufoco depois.
Não desligar o wi-fi do celular ao sair de casa é um risco que você corre
Muitas pessoas saem de casa apressadas, seja para o trabalho ou para um compromisso, e acabam deixando o wi-fi ligado. Dessa forma, o aparelho sempre estará buscando se conectar à rede sem fio mais próxima. E é aí que mora o perigo: ampliar o número dessas conexões no aparelho pode compartilhar de forma involuntária as informações do telefone, como, por exemplo, expor sua localização.
Se você foi a uma cafeteria, supermercado, shopping ou até mesmo à academia e utilizou o wi-fi destes lugares, eles ficarão salvos no seu celular e se conectarão de forma automática assim que você estiver próximo. Contudo, de acordo com especialistas em tecnologia, este é um péssimo hábito que deve ser abolido da sua rotina antes que seja tarde.
Por que desligar o wi-fi do celular faz bem à sua privacidade?
Os celulares atuais contam com a opção de desligar o wi-fi de forma simples. Basta acessar o menu rápido na parte superior da tela e está feito. Com isso, a recomendação é que você “esqueça” das redes às quais logou anteriormente e que não servem mais, deixando apenas as que você usa com mais frequência quando não está em casa.
Essa dica segue a seguinte linha de raciocínio: quanto menos redes você salvar, menos exposto a problemas estará seu telefone. Não deixar o Wi-Fi ligado também evita que o aparelho se conecte automaticamente a redes públicas, que não precisam de senha. Elas costumam ser um dos alvos preferidos dos hackers. Quem possui celular Android, além do Wi-Fi, a recomendação é desligar o Bluetooth, que pode estar ativado.
Ao sair de casa, a sugestão é sempre ter um plano de internet para evitar conexões desnecessárias em todos os ambientes por onde se passa. Mas, se precisar de uma rede, o ideal é ter um VPN instalado no telefone, pois a ferramenta cria uma conexão segura e criptografada entre seu celular e o servidor de internet ao qual está conectado. Resumindo: torna-se mais difícil a invasão do aparelho por cibercriminosos.