Netflix perde 1 milhão de usuários na Espanha após proibir compartilhamento de senhas

Ainda não existe data para a medida entrar em vigor no Brasil. A Netflix ampliou sua regra contra o compartilhamento de senhas no início de fevereiro.

A Netflix perdeu mais de 1 milhão de usuários na Espanha ao lançar sua proibição ao compartilhamento de senhas no país, de acordo com uma nova pesquisa da empresa de análise de mercado Kantar. A medida pode chegar em breve no Brasil e ter um resultado semelhante.

Os dados, que examinaram as tendências de assinatura nos primeiros três meses do ano, descobriram que dos mais de 1 milhão de usuários que deixaram a plataforma, dois terços compartilhavam senhas, com o número de cancelamentos triplicando em comparação com o ano anterior.

A Netflix ampliou sua regra no início de fevereiro e incluiu países como Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha, além dos países-teste como Chile, Costa Rica e Peru na proibição. A empresa revelou que está planejando “um amplo lançamento” da política neste trimestre, que incluirá os EUA. Ainda não existe data para a medida entrar em vigor no Brasil.

Compartilhamento de senhas

A empresa se recusou a comentar os dados, mas apontou em sua última carta trimestral aos acionistas, que espera rotatividade de curto prazo antes que os usuários criem suas próprias contas. “No Canadá, que acreditamos ser um indicador confiável para os EUA, nossa base de membros pagos agora é maior do que antes do lançamento do compartilhamento pago e o crescimento da receita acelerou e agora está crescendo mais rápido do que nos EUA.”

No entanto, os dados da Kantar sugerem que pode haver mais polêmica por vir, revelando que 10% dos assinantes restantes da Netflix na Espanha dizem que planejam cancelar seu plano no segundo trimestre – bem acima da média observada nos trimestres anteriores.

“Esperava-se que alguns usuários fossem perdidos no processo, mas perder mais de 1 milhão de usuários em pouco mais de um mês tem grandes implicações para a Netflix”, disse Dominic Sunnebo, diretor global de insights da Kantar. “Monitorar os próximos trimestres para ver quantos desses consumidores decidem assinar novamente será vital para a estratégia da Netflix neste espaço”.

A empresa disse que planeja aprender com cada lançamento, revelando que está “satisfeita com os resultados” até agora – apesar de uma “reação de cancelamento” na maioria dos mercados afetados.

Otimismo

Os analistas de Wall Street permanecem otimistas sobre a iniciativa, enfatizando seu papel como um projeto de crescimento de longo prazo, juntamente com o plano com anúncios lançado recentemente.

“Esperamos muito ruído no 2T23 e estamos sendo muito conservadores em nossa própria modelagem de rotatividade em resposta à repressão de senha”, escreveu Jefferies em nota aos clientes no início deste mês.

“No entanto, acreditamos que a maior parte dessa rotatividade será um tanto impulsiva, pois tem um impacto mínimo no assinante existente, e esses membros retornarão ao serviço ao longo de 2023”.

As ações da Netflix subiram 10% no acumulado do ano e subiram mais de 70% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

você pode gostar também