Não caia no golpe do 0800: saiba como funciona a fraude da falsa central
A cada dia, um novo golpe chega ao mercado; Fique atento e saiba os detalhes da fraude que já causou danos a muitos brasileiros.
O surgimento de novos golpes parece acompanhar a velocidade do desenvolvimento da tecnologia e o aparecimento de novas plataformas de relacionamento com o usuário de serviços.
Prova disso é que os golpes digitais registraram um aumento de 35% somente em 2023. Os dados do site TI Inside também indicam que os golpistas preferem tentar aplicar fraudes relacionadas a instituições financeiras, tanto é que o novo esquema, conhecido como golpe do 0800, utiliza como pano de fundo justamente supostas compras realizadas pelo titular de uma conta bancária.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que o golpe já ocorre desde o ano passado. Veja como funciona.
Golpe do 0800
De maneira direta, a fraude ocorre a partir da atuação de criminosos que montam um falso atendimento bancário. Ou seja, eles se passam por funcionários de uma instituição financeira e, por meio de uma ligação telefônica, induzem a vítima a passar informações sobre sua vida financeira e até mesmo a realizar depósitos para o grupo criminoso.
O início da ação geralmente se dá a partir do recebimento de uma mensagem via SMS que informa sobre uma transação suspeita na conta do usuário. Em seguida, os criminosos pedem que a vítima entre em contato com uma central de atendimento falsa para verificar se a compra foi ou não efetuada por ela.
No decorrer da ligação, os golpistas solicitam que a pessoa faça uma nova transação para resolver o problema. Esse depósito, claro, cai na conta de um estelionatário que já possui, inclusive, os dados da vítima.
A partir da ligação para o 0800 falso, os golpistas conseguem dados como CPF, endereço e informações do cartão de crédito. A maneira mais fácil de evitar esse tipo de golpe é jamais passar dados confidenciais em ligações telefônicas e sempre buscar o número de atendimento de seu banco em canais oficiais, como sites e redes sociais.
Outro golpe
Também há outra modalidade de golpe em alta. Neste caso, os criminosos utilizam a desculpa de milhas no cartão de crédito para acionar a vítima. Para isso, eles informam, via mensagem de SMS, que as milhas ou pontos do cartão estão prestes a expirar.
Para supostamente evitar a situação, induzem a vítima a entrar em contato com uma central falsa. Em algumas mensagens de SMS, há, inclusive, um link que leva a um site falso, onde as pessoas preenchem seus dados bancários.
Como se proteger
A dica de ouro é nunca ligar para uma central de atendimento com números enviados via SMS. Como mencionado anteriormente, prefira buscar o contato em canais oficiais de sua instituição financeira.
Lembre-se de que, embora alguns bancos façam ligações para confirmar transações suspeitas, jamais solicitam dados pessoais, senhas, token, nem pedem Pix ou qualquer tipo de transferência.