Música de Drake e The Weeknd gerada por AI viraliza e assusta pelo realismo
A música, que é sobre a ex de The Weeknd, Selena Gomez, está no Spotify, onde foi reproduzida mais de 2 milhões de vezes.
Com a guerra em andamento da IA esquentando rapidamente, as grandes empresas de tecnologia continuam a anunciar regularmente novas ferramentas que aproveitam a tecnologia de IA generativa. Especialistas alertam que a IA pode colocar em risco quase 300 milhões de empregos em todo o mundo em vários setores. Isso parece cada vez mais provável com ferramentas como o ChatGPT melhorando o que fazem a cada iteração.
Mas o ChatGPT ‘apenas’ demonstrou sua proeza em escrever coisas, redigir e-mails, redações e códigos em segundos. Que tal gerar música? Acontece que as ferramentas para isso também estão se tornando populares.
Qual é a confusão em torno da nova música de Drake x The Weeknd?
AI music is here.
This is the 1st example of AI generated music that *really* wowed me.
This guy ghostwriter977 on TikTok made a Drake x The Weeknd track that’s actually kind of insane?
You’ll soon be able to make unlimited music by your favorite artists on demand with AI. pic.twitter.com/h0KtrM9Ghz
— Mckay Wrigley (@mckaywrigley) April 16, 2023
Em 14 de abril, um artista misterioso que atende pelo nome de “Ghostwriter” postou em seus canais de mídia social uma faixa chamada “Heart on My Sleeve” com os vocais de Drake e The Weeknd. A música tem dois artistas canadenses cantando e fazendo rap sobre Selena Gomez .
Se você ainda não sabia, há uma boa chance de considerar a música real – é tão realista – exceto que não é e é mais um produto da inteligência artificial. A música falsa de dois minutos já foi amplamente compartilhada nas mídias sociais com pessoas admiradas com o quão natural ela soa.
A música gerada por IA foi carregada no Spotify, onde foi transmitida mais de 2.500.000 vezes em apenas 3 dias. Não é a primeira música gerada por IA a se tornar viral e esta não é a primeira faixa gerada por IA a se tornar viral por causa do quão realista soa.
No início de fevereiro, os vocais de Eminem fizeram uma aparição especial em um show graças a David Guetta, que compartilhou um vídeo dele cantando na voz de Eminem. O vídeo mostra Guetta animando uma grande multidão enquanto imita a voz de Eminem usando IA. “Este é o futuro som rave, está ficando incrível e underground”, disse o DJ.
A mudança atraiu críticas quase imediatamente e Guetta esclareceu em uma resposta ao tweet original que ele “obviamente” não lançará a faixa comercialmente. Outras instâncias incluem Ariana Grande cantando ‘Diamonds’ de Rihanna e até mesmo Drake dando uma chance ao K-Pop.
Quais ferramentas são usadas para criar músicas com IA?
Ghostwriter não revelou como eles criaram “Heart on My Sleeve”, então a ferramenta específica por trás da faixa é desconhecida. No entanto, é provável que eles tenham usado uma combinação de diferentes ferramentas para chegar à música.
Pesquisando, descobrimos que a melhor maneira de criar algo semelhante é primeiro usar Jarvis para gerar letras de músicas de rap e, em seguida, colar essas letras no Uberduck.ai para convertê-las em uma música real apenas com vocais. A música terá que ser produzida por outros meios, no entanto.
As implicações legais das músicas geradas por IA
As implicações legais do rap gerado por IA que imitam artistas reais ainda não estão claras, então parece que o Ghostwriter está explorando uma área cinzenta de direitos autorais. Embora a paródia seja permitida pela lei de direitos autorais, o uso da voz de artistas sem autorização é estritamente ilegal, especialmente se resultar em perda de ganhos comerciais.
Ghostwriter não está afirmando ser Drake ou The Weeknd, então é difícil verificar se as leis de direitos autorais ainda se aplicam neste caso. Muitos acreditam, porém, que um processo contra o criador é iminente, especialmente porque a faixa agora está no Spotify.