Mulher clona voz de namorado com IA e descobre traição

O programa que usa IA copiou a voz do namorado para soar como se ele estivesse falando no telefonema falso.

Em um vídeo online que viralizou, uma mulher compartilha uma nova maneira de descobrir uma traição. Nesta história, uma mulher chamada Mia Dio (22) conta no TikTok sobre seu namorado, Billy. Ela pensou que ele estava agindo de forma estranha, como se pudesse estar escondendo alguma coisa.

Mia decidiu brincar de detetive usando IA. Ela usou IA para fazer uma ligação falsa para o amigo de Billy. O que ele não imaginava é que não era Billy que estava falando.

Na gravação, o amigo de Billy disse que ele havia beijado outra pessoa na noite anterior. Este vídeo se tornou muito popular, com muitas pessoas assistindo e dizendo que é uma maneira inteligente de pegar pessoas que traem nos relacionamentos.

Reviravolta

Toda a polêmica acabou não sendo verdade. Mia revelou em uma entrevista que o vídeo era uma pegadinha. Além disso, tanto Billy quanto seu amigo faziam parte da brincadeira. Eles queriam ver quantas pessoas acreditariam na história.

Mia explicou que queria testar como novas tecnologias, como a IA, podem mudar relacionamentos e traições. Ela acha que, por causa dos smartphones e das mídias sociais, é mais fácil para as pessoas traírem, mas também é mais fácil descobrir.

Copiando voz com IA

Para seu experimento, Mia usou uma ferramenta chamada ElevenLabs. Em suma, o programa copiou a voz de Billy para soar como se ele estivesse falando no telefonema falso.

O teste não custou muito, apenas US$ 4 (R$ 18). Ela disse que, embora ela e Billy ainda estejam felizes juntos, esse truque poderia tê-la ajudado no passado com um ex-namorado que a traiu.

ElevenLabs é uma empresa que desenvolve tecnologia de clonagem de voz AI. Seu produto VoiceLab permite que os usuários criem vozes sintéticas realistas a partir de apenas alguns segundos de áudio.

Isso significa que Mia poderia facilmente ter usado o ElevenLabs para criar uma ligação falsa na qual a voz de Billy soava como se ele estivesse falando.

Clonagem de voz

Nos últimos meses, diversos golpistas usaram a tecnologia de clonagem de voz de IA para se passar por pessoas. Em um caso, um casal no Canadá perdeu US$ 21.000 depois de terem sido induzidos a transferir dinheiro para um golpista que estava usando o ElevenLabs para se passar por seu filho.

Mia compartilhou que outras garotas a procuraram com preocupações semelhantes. Então, embora a história parecesse uma maneira de pegar traidores, foi realmente uma experiência engraçada ver como a tecnologia pode mudar os relacionamentos.