Mantenha seu celular seguro: aprenda a identificar e bloquear o IMEI rapidamente
Medida de bloqueio é fundamental em caso de furto ou roubo do aparelho; Aprenda o que precisa ser feito e evite dores de cabeça.
Todo smartphone possui um registro único. Com o nome de IMEI, ele tem o objetivo de identificá-lo nas mais diversas ocasiões. É ele, por exemplo, que permite o bloqueio de acesso à rede móvel do celular em caso de roubo ou furto. O IMEI também é necessário no processo de localização do aparelho por meio das ferramentas dos sistemas operacionais.
Quando se trata desse registro único, muita gente tem dificuldade com o processo de desbloqueio do IMEI em casos de recuperação do celular após furto ou roubo. Ele é necessário para que o usuário recupere o acesso aos seus dados no aparelho depois que a operadora fez a interrupção da conexão.
Apesar de parecer que o procedimento renderá muita dor de cabeça, há uma forma de reverter esse desbloqueio. E é mais fácil do que parece.
Identificando o IMEI
Para descobrir o Registro Único de seu smartphone, há alguns caminhos. O mais direto é conferir a nota fiscal ou a caixa original do telefone, onde há um código (IMEI) junto ao código de barras. Caso você não esteja com, pelo menos, uma delas, é possível descobrir a partir do aparelho.
Para isso, é só seguir o seguinte passo a passo:
- Acesse a opção de realizar uma ligação em seu telefone;
- Em seguida, digite o código ” *#06# “;
- Quando o usuário inserir o último dígito, aparecerá na tela o IMEI do aparelho;
- Para voltar à exibição da tela do smartphone é preciso digitar o Registro Único.
Outro caminho é ir até as opções de ajustes do sistema. Contudo, dependendo do sistema operacional de seu telefone (iOS ou Android), há diferenças de percurso para a solicitação do IMEI.
No caso do sistema iOS, é preciso ir em “Ajustes”, depois em “Geral”. Já dentro do item, clique em “Sobre”. Lá aparecerão as informações do celular, e o código IMEI aparece mais ao final da tela.
Já quando se trata do Android, é preciso ir em “Configurações”, depois em “Sistema”. O próximo passo é clicar em “Status”. Dentro desta aba estarão todos os dados do aparelho. Aí é só apertar em “Informações de IMEI” para a visualização do número.
Como bloquear o IMEI
Caso o seu aparelho seja furtado ou roubado, é preciso bloquear o IMEI. Contudo, a única forma de fazer isso é entrando em contato com a operadora de telefonia.
No caso do Brasil, as empresas que atuam aqui e seus respectivos telefones são:
- Claro – 1052;
- Oi – 1057
- TIM – 144 (apenas para celulares TIM) ou 1056 (de qualquer telefone)
- Vivo – *8486 (apenas para celulares VIVO) ou 1058 (de qualquer telefone).
Procedimento
No momento em que entrar em contato com a empresa de telefonia, é preciso repassar o seu número IMEI e, em seguida, seguir as recomendações da empresa.
Neste caso, o Boletim de Ocorrência também é fundamental para registrar a perda do aparelho. Se o usuário for vítima de furto, o BO pode ser feito de forma online.
Celular Seguro BR
Há pouco, o Governo Federal lançou o aplicativo Celular Seguro BR. Nesses casos, ele funciona como uma espécie de centralizador de informações, uma vez que é possível, a partir de seu uso, fazer o registro de ocorrência, bem como bloquear o aparelho. Desta forma, quem estiver em posse do aparelho não conseguirá utilizá-lo.
Desbloqueando o IMEI
O processo de desbloqueio do IMEI é diferente para cada empresa de telefonia. De toda forma, todas elas exigem a comprovação de posse do aparelho a partir de documentos comprobatórios, como a nota fiscal do produto.
Todo esse processo ocorre apenas nas lojas físicas das operadoras de telefonia.
No caso de aparelhos comprados por terceiros, ou seja, quando a nota fiscal está em nome de outra pessoa, ela precisará acompanhar todo o processo, bem como entregar um termo de doação com registro em cartório.
Após a comprovação de posse do aparelho, as empresas têm até 72 horas para desbloquear o IMEI do usuário.