Lojas alternativas de apps: o que muda no seu iPhone?

Apple anuncia mudanças em sua plataforma para se adequar às regulações de mercado; Entenda o que vai acontecer.

A Apple precisará passar por mudanças significativas em sua plataforma para se adequar à regulação do mercado. A ação tornou-se necessária devido à entrada em vigor da Lei dos Mercados Digitais (DMA) em toda a União Europeia.

Agora, com a versão 17.4 do iOS, os usuários de aparelhos da Apple poderão instalar lojas de aplicativos alternativas, bem como navegadores. A ação é algo inédito nos 17 anos de existência do sistema operacional.

No entanto, vale lembrar que a modificação ocorre apenas nos aparelhos comercializados na União Europeia. A adequação tem dado o que falar porque o movimento tornou-se um marco de uma abertura significativa nas políticas rígidas da Apple no que diz respeito ao acesso a aplicativos e funções exclusivamente aprovados pela Big Tech. A mudança representa, portanto, desafios e oportunidades para os usuários.

Vantagens e obstáculos

Os usuários Apple da União Europeia passaram a ter acesso a mais serviços e tecnologias. O cenário permite, inclusive, novos métodos de pagamento fora da App Store.

A Epic Games e o Spotify, dois dos principais ativistas por trás das ações legais que levaram a essas mudanças, representam empresas que devem explorar esse novo ambiente. De toda forma, a implementação prática deve levar um tempo.

Por outro lado, a Apple impõe condições para assegurar algum controle e prevenir uma potencial “anarquia digital”. Assim, todos os marketplaces de aplicativos que quiserem ter versões para iOS passarão por triagem, além de fornecerem uma garantia financeira de 1 milhão de Euros.

Claro, essas empresas também precisam cumprir a política de unidade de aplicativos e a notarização da Apple, a partir de verificações automatizadas de malware e de conformidade técnica.

Segurança

Não se pode ignorar que, quando o assunto é segurança, este novo cenário pode representar um aumento do número de malwares no iOS. Mesmo com a regulação parcial da Apple para a instalação de aplicativos de terceiros, há maiores chances de o processo de verificação automatizada não conseguir barrar todos os arquivos indesejados.

Outro ponto que merece atenção está ligado aos controles parentais. Com a instalação de alguns aplicativos, podem ocorrer falhas em algumas funcionalidades na ferramenta de rastreamento de informações.

O usuário que optar por usar outros aplicativos e navegadores também precisa estar ciente de que podem haver novas vulnerabilidades em seus aparelhos a partir do uso de mecanismos como Firefox e Chrome. Por outro lado, a presença de opções diversas pode dificultar a ação de criminosos, que até então produziam ações de ataque sob medida para o uso do navegador Safari.

você pode gostar também