Lentidão no Windows 10/11? Verifique imediatamente esses pontos

Entenda o que pode causar lentidão em seu computador e melhore a sua experiência com a tecnologia em uso.

Trabalhar ou jogar em um computador lento pode ser uma das coisas mais irritantes da atualidade. Isso porque essa lentidão pode tornar os processos mais cansativos e demorados, perdendo a fluidez da atividade a ser desenvolvida. Muitas vezes, essa lentidão ocorre sem que o usuário tenha feito nada particularmente complexo. Para evitar essas situações, saiba o que fazer para melhorar a navegação em um computador que use o Windows 10 ou 11.

A primeira coisa a se observar é se há muitos arquivos e atalhos soltos na área de trabalho. É preciso ter em mente que uma área de trabalho muito cheia de coisas força o computador a carregar todas essas informações o tempo todo, prejudicando o desempenho da máquina. Portanto, o recomendado é ter uma área de trabalho limpa e livre de atalhos, imagens e outros arquivos.

Já para quem deseja identificar o motivo da lentidão, o ideal é observar o Gerenciador de Tarefas. Para isso, basta digitar o nome na barra de pesquisa. A partir daí, na seção “Desempenho”, é possível verificar qual elemento de hardware está funcionando no limite de sua capacidade.

Vale lembrar que um problema de velocidade no computador pode ter como origem a CPU, a Memória ou mesmo a própria unidade de armazenamento funcionando acima da capacidade.

Para verificar qual é o caso do seu computador, vá à aba “Processos”, e aparecerá uma lista com todas as ferramentas em uso. Em seguida, observe que, ao lado, existem três linhas com as porcentagens de cada um dos elementos. Se o percentual for muito alto sem motivo claro, o ideal é interrompê-lo, clicando com o botão direito sobre ele.

Malware

Outra opção que pode fazer com que o computador fique lento é a presença de um malware. Portanto, tenha sempre um antivírus de qualidade instalado, evitando vazamento de dados por falhas de segurança. Você também pode fazer uso do Windows Defender, que já vem instalado no computador, para analisar se há presença de malware no PC.

Para isso, basta ir às configurações do Windows e, em seguida, em “Privacidade e Segurança”. Aí é só clicar em “Abrir Segurança do Windows” e, depois, em “Proteção contra vírus e ameaças”.

Plano de energia e desativação de apps

O Windows sempre busca o equilíbrio entre desempenho e consumo de energia, mas isso, algumas vezes, pode gerar um baixo desempenho no computador. Para alternar o plano de energia e minimizar a lentidão da máquina, vá ao mecanismo de busca do Windows, digite “energia” e selecione a opção “Escolher um plano de energia”.

O próximo passo é selecionar o modo de alto desempenho, que vai priorizar o desempenho da máquina, mesmo que consuma mais energia.

Já quando se trata de aplicativos ou programas, é normal que eles estejam na configuração padrão para iniciar junto com o sistema operacional do computador. Como isso prejudica o desempenho da máquina, o ideal é desativar os aplicativos e programas para a inicialização automática.

Para saber quais são estes aplicativos, pesquise por “Aplicativos de Inicialização” na barra de pesquisa. Em seguida, desative os que não são essenciais. Isso vai aumentar a navegabilidade de sua máquina.

Também não se pode esquecer da limpeza do hardware, ou seja, do equipamento físico. Mesmo que não existam problemas ou defeitos nos componentes, o excesso de sujeira pode atrapalhar a navegação, gerando lentidão na máquina.

Portanto, o ideal é abrir periodicamente o gabinete do computador e limpar as ventoinhas, pois a má ventilação pode causar aumento de temperatura que, por sua vez, diminui o desempenho da máquina.

você pode gostar também