Ladrões estão clonando vozes com IA para aplicar golpes no Whatsapp
Alerta para os riscos da clonagem de voz por IA e a importância da segurança digital.
Durante anos, um golpe comum envolvia receber uma ligação de alguém que se dizia uma figura de autoridade, amigo ou membro da família pedindo com urgência que você pagasse dinheiro para ajudar a tirar a pessoa de problemas.
Agora, essa ligação pode vir de alguém que soa exatamente como aquele amigo ou membro da família – mas na verdade é um golpista usando um clone de sua voz feito com Inteligência Artificial (IA).
Autoridades policiais emitiram um alerta ao consumidor esta semana pedindo que as pessoas fiquem atentas a chamadas usando clones de voz gerados por IA, uma das técnicas mais recentes usadas por criminosos na esperança de roubar dinheiro das pessoas.
“Tudo o que [o golpista] precisa é de um pequeno clipe de áudio da voz de seu familiar – que ele pode obter do conteúdo postado online – e um programa de clonagem de voz”, alertou a comissão. “Quando o golpista ligar para você, ele falará exatamente como seu ente querido.”
Clonando a voz com IA
A Comissão Federal de Comércio (FTC) sugere que, se alguém que se parece com um amigo ou parente pedir dinheiro – principalmente se quiser que seja pago por meio de transferência eletrônica, criptomoeda ou cartão-presente para terceiros – você deve desligar e ligar diretamente para a pessoa para verificar sua história.
Um porta-voz da FTC disse que a agência não poderia fornecer uma estimativa do número de relatórios de pessoas que foram roubadas por ladrões usando tecnologia de clonagem de voz.
Mas o que parece um enredo de uma história de ficção científica dificilmente é inventado.
Em 2019, golpistas se passando pelo CEO de uma empresa de energia com sede no Reino Unido exigiram US$ 243.000. Um gerente de banco em Hong Kong foi enganado por alguém que usava a tecnologia de clonagem de voz para fazer transferências pesadas no início de 2020. E pelo menos oito idosos no Canadá perderam US$ 200.000 no início deste ano em um aparente esquema de clonagem de voz.