iPhone sem carregador gera multas milionárias para a Apple no Brasil
Empresa enfrenta punições após decisão de retirar acessório da caixa dos novos modelos de iPhone
A partir do iPhone 12, a Apple não inclui mais adaptadores de parede em todas as caixas, pois se a empresa quer reduzir o desperdício de embalagens (e ganhar algum dinheiro com acessórios). Seus smartphones mais recentes – incluindo a linha iPhone 14 anunciada em 2022 – também incluem suporte para carregamento magnético MagSafe da Apple. No Brasil, a decisão gerou polêmicas e está resultando em multas à empresa americana que chegam a R$ 52 milhões.
Os iPhones mais novos vêm com um cabo USB-C para Lightning, e é basicamente isso. Fora da caixa, aqueles que não possuem adaptadores de energia da Apple precisarão de um adaptador de energia USB-C para carregar.
Além da multa aplicada pelo Procon-SP, a Apple também enfrenta processos em outros estados do Brasil, incluindo o Rio de Janeiro e o Ceará. As ações são movidas por consumidores que se sentiram lesados pela decisão da empresa de vender o iPhone sem o carregador, e buscam indenizações por danos morais e materiais.
Sem acessórios
Além disso, os iPhones mais novos vêm sem fones de ouvido, portanto, você precisará comprar seus próprios fones de ouvido para ouvir música e podcasts. A Apple vende seus próprios fones de ouvido sem fio AirPods, mas há muitas alternativas que não custam muito, sem mencionar nossas escolhas para os melhores fones de ouvido sem fio.
Como a Apple explicou durante o evento do iPhone 12 há alguns anos, excluir o adaptador de energia e o fones reduz o tamanho da caixa. Isso significa que 70% mais dispositivos podem caber em um palete de transporte a caminho dos usuários, permitindo que a empresa armazene as prateleiras mais rapidamente e reduza as emissões anuais de carbono em 2 milhões de toneladas métricas.
Como faço para carregar o iPhone?
Os iPhones recentes têm uma porta Lightning na borda inferior. Ao contrário da maioria dos novos telefones Android, a Apple não fez a transição completa do iPhone para USB-C – que normalmente fornece velocidades de carregamento mais rápidas -, portanto, o iPhone 14 ainda inclui a porta de carregamento Lightning típica.
Isso significa que você pode usar um cabo Lightning existente e um adaptador de parede USB-A tradicional para carregar. Com o cabo USB-C-para-Lightning incluído, você também pode conectar seu iPhone diretamente ao seu Mac ou outro dispositivo.
Além disso, os iPhones mais recentes são compatíveis com os pads de carregamento sem fio Qi. No entanto, o foco principal da Apple para o carregamento é o conector de alimentação magnética MagSafe integrado e de carregamento rápido.
Qual é a maneira mais rápida de carregar o iPhone?
Desde o iPhone 8, os smartphones da Apple suportam o carregamento rápido, que permite uma carga de 50% em 30 minutos. Mas para que o carregamento rápido funcione, você precisa usar um cabo USB-C-para-Lightning e um destes adaptadores: Adaptador de alimentação USB-C de 18W, 29W, 30W, 61W, 87W ou 96W; ou um adaptador de energia USB-C.
O Apple iPhone 8 e superior também oferece suporte ao carregamento sem fio, que carrega esses iPhones a 7,5 W por meio de um pad de carregamento sem fio compatível. Para obter velocidades de carregamento sem fio ainda mais rápidas, o sistema de carregamento MagSafe da Apple carregará seu telefone a 15 W.
Além disso, o encaixe magnético do MagSafe garante que seu telefone esteja realmente carregando, ao contrário de um carregador de outra marca que pode sair do lugar, deixando você lutando por bateria no último segundo.