iPhone poderá recriar sua voz com 15 minutos de treinamento
Os novos recursos de acessibilidade da Apple podem ajudar aqueles que perderam a capacidade de falar ou que são cegos ou têm baixa visão.
A Apple apresentou um pacote de novos recursos projetados para acessibilidade cognitiva, visual, auditiva e de mobilidade. Isso inclui um novo recurso de voz pessoal para pessoas que podem perder a capacidade de falar, permitindo-lhes criar “uma voz sintetizada que soa como eles” para falar com amigos ou familiares.
De acordo com a Apple, os usuários podem criar uma voz pessoal lendo um conjunto de comandos de texto em voz alta por um total de 15 minutos no iPhone ou iPad. Como o recurso se integra ao Live Speech, os usuários podem digitar o que desejam dizer e fazer com que seu Personal Voice o diga.
A Apple diz que o recurso usa “aprendizagem de máquina no dispositivo para manter as informações dos usuários privadas e seguras”.
Além disso, a Apple está apresentando versões simplificadas de seus principais aplicativos como parte de um recurso chamado Acesso Assistivo, destinado a oferecer suporte a usuários com deficiências cognitivas.
O recurso foi projetado para “usar aplicativos e experiências em seus recursos essenciais, a fim de aliviar a carga cognitiva”. Isso inclui uma versão combinada do telefone e do FaceTime, bem como versões modificadas dos aplicativos Mensagens, Câmera, Fotos e Música que apresentam botões de alto contraste, rótulos de texto grandes e ferramentas adicionais de acessibilidade.
O trabalho em um “modo de acessibilidade personalizado” foi descoberto no final do ano passado em uma versão beta do iOS 16.2. A Apple diz que os recursos chegarão “ainda este ano”, o que sugere que eles podem fazer parte do iOS 17.
Há também um novo modo de detecção no Magnifier para ajudar os usuários cegos ou com baixa visão, projetado para ajudar os usuários a interagir com objetos físicos com vários rótulos de texto. Como exemplo, a Apple diz que um usuário pode apontar a câmera de seu dispositivo para um rótulo, como um teclado de micro-ondas, que o iPhone ou iPad lerá em voz alta enquanto o usuário move o dedo em cada número ou configuração no aparelho.