Instagram e Facebook lançarão seus chatbots de IA esta semana
A Meta pode lançar seus chatbots de IA ainda esta semana, sugere um relatório do WSJ.
Há alguns anos, a ideia de humanos interagindo com chatbots de IA parecia estar limitada a livros e filmes de ficção científica. Vimos Jarvis, assistente de IA do Homem de Ferro, HAL de 2001: Uma Odisseia no Espaço e Samantha nela.
Nunca pensamos que em breve estaríamos conversando com chatbots que não apenas respondem de maneira humana, mas também podem nos ajudar em várias coisas. Isso foi até a OpenAI lançar o ChatGPT, em novembro de 2022.
Tomando conta da internet, o ChatGPT nos surpreendeu, nos encantou e até nos assustou até certo ponto. O chatbot AI poderia compor música, resolver problemas matemáticos, criar poesia e muito mais.
Justamente quando pensamos que isso era tudo o que poderia fazer, a OpenAI lançou uma versão aprimorada do ChatGPT, ainda mais poderosa que seu antecessor. Agora, a OpenAI não é a única empresa que trabalha com tecnologia de IA.
O Google e a empresa parceira da OpenAI, a Microsoft, também possuem seus próprios chatbots de IA. Além disso, outro player está pronto para entrar no mercado – Meta. E o objetivo de introduzir chatbots de IA é impulsionar o envolvimento do usuário, revela um relatório do The Verge originalmente atribuído ao Wall Street Journal.
O próximo chatbot de IA da Meta
O relatório diz que os chatbots de IA da Meta virão com múltiplas personas, projetadas para impulsionar o envolvimento do usuário e atrair principalmente os usuários jovens. O Journal analisou bate-papos internos da empresa nos quais falavam sobre um personagem “robô atrevido” chamado Bob, o Robô.
Essa persona, conforme reportagem, é inspirada em Bender da sitcom Futurama dos anos 90. Além disso, outra personalidade do chatbot que está sendo desenvolvida pela empresa é Alvin, o Alien, que é ‘excessivamente curioso’. Um funcionário da Meta está supostamente preocupado com o fato de essa persona do chatbot de IA poder ter sido criada para coletar informações pessoais dos usuários.
A reportagem também acrescentou que os chatbots poderão ser revelados ainda esta semana, durante o evento Connect da Meta que começará na quarta-feira. Além disso, o relatório também revela que a Meta criará “dezenas” desses chatbots.
A empresa também está trabalhando para permitir que as celebridades criem seus próprios chatbots para interagir com seus fãs. Contudo, alguns bots podem ser criados para ajudar na “codificação e outras tarefas”.
No mês passado, foi relatado que a Meta está planejando lançar seus chatbots de IA em setembro. Além disso, foi dito que os chatbots permitirão que a Meta colete mais dados sobre os interesses dos usuários.
A coleta de dados pode exibir anúncios mais relevantes para eles. A maior parte da receita da Meta vem de publicidade. Conseqüentemente, isso também poderia aumentar a receita publicitária da empresa.
O próximo sistema de IA da Meta
Um relatório anterior do The Wall Street Journal disse que a Meta estava trabalhando em sistemas de IA que poderiam ser mais poderosos que o GPT-4 da OpenAI.
O relatório disse que Meta planeja começar a treinar seu próximo modelo de IA no início de 2024. Com este próximo LLM (modelo de linguagem grande), a Meta espera lançar um sistema de IA que seja ainda mais poderoso do que o GPT-4 da OpenAI.
A partir de agora, o GPT-4, que alimenta a versão premium do ChatGPT, é o chatbot de IA generativo mais sofisticado que pode escrever código, compor poesia, resolver problemas complexos e muito mais.
O relatório também disse que a Meta comprou mais chips de treinamento de IA H100 da Nvidia e também está trabalhando para melhorar sua infraestrutura para que não precise depender da plataforma de nuvem Azure da Microsoft para treinar o próximo chatbot.