IA tão poderosa quanto a mente humana pode ser lançada nos próximos 5 anos, diz o CEO do Google

O CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis, disse que a inteligência artificial será uma realidade em alguns anos.

A IA tem criado manchetes em todo o mundo. De desenvolvimentos em ritmo acelerado a uma seção de dignitários que buscam uma moratória, a IA vem causando um rebuliço no mundo da tecnologia. O mais proeminente de todos os medos é a IA se tornar tão poderosa quanto os humanos e potencialmente dominar a humanidade.

Parece que isso não está tão longe. Recentemente, em entrevista ao The Wall Street Journal, o CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis, disse que a IA poderia atingir habilidades cognitivas de nível humano nos próximos cinco anos. Ele foi palestrante no evento do veículo – Future of Everything Festival. Hassabis também disse que a velocidade da pesquisa de IA também pode acelerar em relação ao ritmo acelerado atual.

Rápido desenvolvimento da IA

Hassabis também reconheceu que os rápidos desenvolvimentos nos últimos anos foram incríveis. Ele acrescentou que não vê nenhuma razão para os desenvolvimentos desacelerarem. “Não vejo nenhuma razão para que esse progresso diminua. Acho que pode até acelerar. Então, acho que podemos demorar apenas alguns anos, talvez uma década”, disse ele.

A partir de agora, a inteligência artificial geral é um tópico de discórdia na comunidade de IA. No entanto, Hassabis afirmou que poderíamos ver ‘sistemas muito gerais nos próximos anos’.

Em abril, a DeepMind e a equipe Brain do Google Research se uniram como Google DeepMind. A colaboração das duas empresas visa aumentar o progresso em direção a um mundo onde a IA pode ajudar a lidar com os maiores desafios enfrentados pela humanidade.

DeepMind

DeepMind é uma start-up de pesquisa de IA que foi fundada por Demis Hassabis, Shane Legg e Mustafa Styleman em 2010. Muito antes de o Google adquiri-la, o Facebook estava em negociações para adquirir a start-up. A empresa desenvolveu sistemas de aprendizado de máquina com a ajuda de redes neurais profundas e modelos baseados em neurociência.

Espera-se que a mais recente fusão entre DeepMind e Google Brain acelere significativamente o progresso do Google em IA.

você pode gostar também