IA: 90% das pessoas podem perder seus empregos em até 10 anos

A IA parece estar lentamente se tornando parte de nossas vidas e pode afetar 90% dos empregos.

À medida que o tempo passa e nos aproximamos dos últimos meses de 2023, cada vez mais pessoas percebem a importância das ferramentas de IA e aprendem como utilizá-las no seu dia a dia.

Sejam profissionais de marketing e redatores de conteúdo ou funcionários corporativos com prazos apertados, a IA parece estar lentamente se tornando parte de nossas vidas.

Com ferramentas como ChatGPT, Bard e Bing, podemos fazer coisas que nunca fizemos antes e as empresas também estão experimentando seus próprios chatbots de IA.

No entanto, uma questão que ainda paira na mente das pessoas é: algum dia a IA as substituirá completamente em seu trabalho?

Muito já foi dito sobre isto e enquanto uma parte das pessoas acredita que a IA terá de facto um impacto no mercado de trabalho, outras são mais otimistas e sentem que apenas irá ajudar os humanos a melhorarem os seus empregos, mas nunca o conseguirá substituir.

O CEO da Cred, Kunal Shah, no entanto, pertence à primeira categoria e sente que cerca de 90% dos empregos das pessoas estão em perigo devido à IA.

IA

Numa conversa recente com a CNBC-TV18, Shah disse que, neste momento, não estamos “percebendo o risco da IA”. Ele acrescentou que está confiante de que cerca de 90% das pessoas perderão seus empregos nos próximos 10 anos.

“Não estamos percebendo o risco da IA. Posso dizer com confiança que 90 por cento das pessoas que têm empregos neste momento poderão não ter os seus empregos relevantes daqui a 10 anos”, disse ele.

Agora, algumas pessoas também argumentaram que, ao aprimorarem suas habilidades e aprenderem a dominar o uso da IA, poderão manter seus empregos. Mas Shah meio que discorda. Ele sente que não é possível que os humanos aprimorem suas habilidades tão rapidamente e que isso será um “verdadeiro desafio”, a menos que alguém seja uma “pessoa muito curiosa e composta”.

“O momento de aprimorar suas habilidades será um verdadeiro desafio. A menos que você seja uma pessoa muito curiosa em composição, o trabalho de todos estará em risco”, disse ele.

Sam Altman fala sobre IA tomando empregos humanos

O CEO da OpenAI, empresa-mãe do ChatGPT, Sam Altman, também falou sobre o desaparecimento de empregos devido à IA em mais de uma ocasião.

Numa entrevista ao The Atlantic em julho, Altman disse que o impacto da IA ​​na humanidade não será totalmente positivo. Ele disse à publicação que, embora muitas pessoas que trabalham com IA “finjam” que isso só será para o bem dos humanos, agem como um complemento para eles e não substituirão ninguém em seus empregos. No entanto, esse não é o caso.

Além disso, ele também revelou que a OpenAI poderia ter criado algo ainda mais poderoso que o ChatGPT, mas o público não estaria preparado para tal avanço.

“Poderíamos ter simplesmente construído isto no nosso prédio aqui por mais cinco anos e teríamos algo de cair o queixo”, disse ele e acrescentou que o público não estaria preparado para o ‘choque’ que se seguiu, e o resultado é bastante “desagradável” de imaginar.

você pode gostar também