Grupo, só com consentimento! Aprenda o segredo para evitar ser adicionado sem permissão no WhatsApp

Aprenda a configurar seu WhatsApp para evitar que contatos indesejados o adicionem a grupos e proteja sua privacidade

A ampla popularidade do mensageiro WhatsApp, assim como ocorre com outras plataformas digitais, também o torna um terreno fértil para a ação de criminosos.

Os golpistas, com o objetivo de aumentar suas chances de êxito, costumam adicionar um grande número de pessoas a um único grupo. Essa estratégia visa atingir potenciais vítimas simultaneamente. Entretanto, felizmente, o WhatsApp possibilita aos usuários se protegerem. Compreenda como, ao longo deste texto.

Não seja adicionado a grupos sem sua permissão no WhatsApp

Mensageiro permite que os usuários configurem opções de privacidade

A privacidade é um elemento primordial no uso de plataformas digitais, e o WhatsApp oferece a seus consumidores a capacidade de controlar como são adicionados a grupos. Entre as configurações disponíveis, é possível personalizar quem pode adicioná-los a grupos.

Nesse sentido, os usuários têm a opção de restringir as adições a grupos de modo que apenas pessoas com seus números salvos nos contatos possam incluí-los, ou até mesmo bloquear todas as adições, independentemente de quem tente fazê-lo. Para tal, basta retirar a permissão dos contatos salvos.

O que acontece se eu bloquear adições a grupos?

Ao configurar seu WhatsApp para limitar a inclusão de outros usuários em grupos, a dinâmica de inclusão é alterada. Em vez de ser adicionado diretamente, você receberá um link de convite para o grupo desejado. Dessa forma, cabe a você decidir se quer ou não participar, o que garante que sua possível adesão esteja de acordo com o seu consentimento.

Configurar as permissões para adição em grupos no WhatsApp é um processo simples. Siga o passo a passo:

1. Abra o WhatsApp e acesse as “Configurações”. Essa opção pode ser encontrada clicando nos três pontinhos verticais localizados no canto superior direito da tela principal.
  2. Ao clicar, uma lista de opções será exibida.
  3. Deslize a tela até encontrar a opção “Privacidade” e selecione-a.
  4. Dentro de Privacidade, procure por “Grupos”.
  5. Nesta seção, você poderá configurar quem pode adicioná-lo a grupos, escolhendo entre: todos os usuários, apenas seus contatos, ou apenas alguns contatos com exceções específicas.

Outras opções de privacidade no WhatsApp

Por fim, é válido destacar que os usuários têm o poder de configurar a visibilidade da foto de perfil, assim como o “visto pela última vez” e a confirmação de leitura.

Essas configurações de privacidade permitem um controle mais aprofundado de quem pode acessar dados pessoais e como as interações são registradas na plataforma. Por exemplo, ao ajustar a visibilidade do “visto pela última vez”, os consumidores podem escolher se todos, apenas os contatos ou ninguém poderá ver a informação de quando eles estiveram online pela última vez.

Da mesma forma, a confirmação de leitura pode ser desativada, permitindo que os usuários leiam mensagens sem enviar uma notificação de leitura ao outro contato envolvido.