Google planeja mudanças radicais de busca para derrotar rivais de IA

Os concorrentes de IA, como o novo Bing, estão rapidamente se tornando a ameaça mais séria aos negócios de pesquisa do Google em 25 anos.

Os funcionários do Google ficaram chocados quando souberam em março que a gigante sul-coreana de eletrônicos Samsung estava considerando substituir o Google pelo Bing, da Microsoft, como mecanismo de busca padrão em seus dispositivos.

Durante anos, o Bing foi um mecanismo de busca ofuscado pelo Google. Mas tornou-se muito mais interessante para os especialistas da indústria quando recentemente adicionou uma nova tecnologia de inteligência artificial.

A reação do Google à ameaça da Samsung foi de “pânico”, de acordo com mensagens internas analisadas pelo The New York Times. Estima-se que US$ 3 bilhões em receita anual estavam em jogo com o contrato da Samsung. Outros US$ 20 bilhões estão vinculados a um contrato semelhante da Apple que será renovado este ano.

Os concorrentes de IA, como o novo Bing, estão rapidamente se tornando a ameaça mais séria aos negócios de pesquisa do Google em 25 anos e, em resposta, o Google está correndo para construir um novo mecanismo de pesquisa com tecnologia de IA. Também está atualizando o mecanismo existente com recursos de IA, de acordo com documentos internos analisados ​​pelo The New York Times.

Novos produtos do Google

Lara Levin, porta-voz do Google, disse que “nem todo brainstorming ou ideia de produto leva a um lançamento, mas, como dissemos antes, estamos entusiasmados em trazer novos recursos baseados em IA para a pesquisa e compartilharemos mais detalhes em breve.”

Bilhões de pessoas usam o mecanismo de busca do Google todos os dias para tudo, desde encontrar restaurantes e direções até entender um diagnóstico médico, e aquela simples página em branco com o logotipo da empresa e uma barra vazia no meio é uma das páginas da web mais usadas no mundo. As mudanças teriam um impacto significativo na vida das pessoas comuns e, até recentemente, era difícil imaginar algo que o desafiasse.

O Google está preocupado com os concorrentes movidos a IA desde que a OpenAI, uma startup de San Francisco que está trabalhando com a Microsoft, mostrou um chatbot chamado ChatGPT em novembro. Cerca de duas semanas depois, o Google criou uma força-tarefa em sua divisão de buscas para começar a construir produtos de IA, disseram duas pessoas com conhecimento dos esforços, que não estavam autorizados a discuti-los publicamente.

Modernizar seu mecanismo de busca tornou-se uma obsessão do Google, e as mudanças planejadas podem colocar uma nova tecnologia de IA em telefones e residências em todo o mundo.

A ameaça da Samsung representou a primeira brecha potencial no negócio de buscas aparentemente inexpugnável do Google, que valia US$ 162 bilhões no ano passado. Embora não estivesse claro se o trabalho da Microsoft com IA era o principal motivo pelo qual a Samsung estava considerando uma mudança nos últimos 12 anos, essa era a suposição dentro do Google. O contrato está em negociação e a Samsung pode ficar com o Google.

IA nas buscas do Google

O Google faz pesquisas de IA há anos. Seu laboratório DeepMind em Londres é considerado um dos melhores centros de pesquisa de IA do mundo, e a empresa foi pioneira em projetos de IA, como carros autônomos e os chamados modelos de linguagem grande que são usados ​​no desenvolvimento de chatbots. Nos últimos anos, o Google usou grandes modelos de linguagem para melhorar a qualidade de seus resultados de pesquisa, mas evitou a adoção total da IA ​​porque tem tendência a gerar declarações falsas e tendenciosas.

Agora, a prioridade é ganhar o controle da próxima grande novidade do setor. No mês passado, o Google lançou seu próprio chatbot, o Bard, mas a tecnologia recebeu críticas mistas.

Os planos para o novo mecanismo de busca, que demonstram as ambições do Google de reimaginar a experiência de busca, ainda estão nos estágios iniciais, sem um cronograma claro de quando lançará a nova tecnologia de busca.

O sistema aprenderia o que os usuários desejam saber com base no que estão pesquisando quando começam a usá-lo. Assim o sistema ofereceria listas de opções pré-selecionadas de objetos para comprar, informações para pesquisar e outros dados. Também seria mais coloquial – um pouco como conversar com uma pessoa prestativa.

Mas muito antes que o mecanismo de busca possa ser reconstruído, a empresa adicionará recursos ao mecanismo de busca existente, de acordo com documentos internos. O Google tem mais de 160 pessoas trabalhando em tempo integral, disse uma fonte à imprensa.

 

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